Geral

Navio livraria faz acordo com MP para reparar danos após postagem discriminatória; entenda

Navio livraria faz acordo com MP para reparar danos após postagem discriminatória; entenda

Por Da Redação

Navio livraria faz acordo com MP para reparar danos após postagem discriminatória; entendareprodução/Instagram

A Organização Mobilização Brasil, responsável pelo navio Logos Hope, com a considerada maior livraria flutuante do mundo, se comprometeu a fazer ações de reparação de dano após a postagem de cunho discriminatório contra a população Salvador. A decisão foi publicada pelo Ministério Público da Bahia nesta segunda-feira (4/11). Se não cumprir o acordo, a organização pode pagar multa de R$ 1.000 por dia.

LEIA MAIS: Grupo cumpre promessa e faz ebó coletivo na frente de navio internacional evangélico

Segundo informações dos representantes da OM Brasil, a postagem discriminatória foi elaborada por integrantes da equipe alemã da OM e postada na rede social. Mas o escritório brasileiro, que representa a organização no país, assumiu o compromisso de reparar os danos causados. A postagem, divulgada na véspera da abertura do navio para visitação, pedia orações para a segurança dos colaboradores da embarcação enquanto estivessem em Salvador, "uma cidade conhecida por acreditar em espíritos e demônios".

A medida foi tomada em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o MP-BA. O acordo diz que a OM Brasil deve publicar um pedido de desculpas em dois jornais impressos da cidade até a próxima quarta-feira (6/11). A organização também deve produzir e custear um vídeo de três minutos sobre racismo religioso, com representantes de diversas crenças. O vídeo deve ser divulgado nas redes sociais e nas principais emissoras locais de televisão a partir do dia 18 de novembro. O roteiro e as versões finais dos materiais devem ser aprovados pelo MP.

A promotora Lívia Vaz explicou que, apesar de não citar uma religião específica, a mensagem ofende principalmente os praticantes de religiões de matriz africana. ?Algumas pessoas entendem que a mensagem não trouxe uma ofensa específica. Mas sabemos que historicamente são essas religiões que sofrem com essa associação a figuras como ?demônios? ou ?diabo??, disse.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.