Geral

Justiça baiana julga primeiro caso de intolerância religiosa em Lauro de Freitas

Justiça baiana julga primeiro caso de intolerância religiosa em Lauro de Freitas

Por Da Redação

Justiça baiana julga primeiro caso de intolerância religiosa em Lauro de FreitasArquivo pessoal

Acontece nesta quinta-feira (8/8), a primeira audiência na Justiça, no Fórum Criminal de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), do caso de Intolerância Religiosa de que foi vítima o Antropólogo, escritor e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Babalorixá Vilson Caetano de Sousa Junior - do Ilê Obá L' okê, localizado no mesmo município. 

De acordo com Vilson, a comunidade do Ilê Oba Lokê, sofre perseguição e intolerância por parte de alguns moradores do entorno há mais de 4 anos, que não concebem a ideia de um terreiro de candomblé estar instalado em um bairro de classe média.

Ainda conforme o relato, desde 2014 os filhos de santo recebem ameaças de moradores, liderados por um vizinho identificado como Valter Ferreira das Virgens Filho.

O que motivou as agressões, foi o momento em que os participantes do terreiro identificaram a casa religiosa, com a placa indicando que o local se tratava de um terreiro de candomblé. A partir disso, foram feitas denúncia à Secretaria da Ordem Pública de Lauro de Freitas.

A Audiência de Instrução e Julgamento teve início por volta das 9h desta quinta. Está acontecendo também, na frente do Fórum, uma mobilização em apoio ao Babalorixá, e contra a prática de discriminação e ódio religioso.

A mobilização teve início nas redes sociais, e o ato pacífico ganhou força com a adesão de entidades de representação dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro, além de autoridades, jornalistas, intelectuais, e adeptos de outros segmentos religiosos.

LEIA MAIS: Motorista de aplicativo finge ser namorado de passageira para salvá-la de caso de assédio

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.