VÍDEO: famílias resistem à desocupação de imóvel na Ribeira e acusam PM de "sequestro"; Governo responde

VÍDEO: famílias resistem à desocupação de imóvel na Ribeira e acusam PM de "sequestro"; Governo responde

Por Da Redação.

VÍDEO: famílias resistem à desocupação de imóvel na Ribeira e acusam PM de "sequestro"; Governo respondereprodução/Instagram

Foi turbulenta a desocupação de um imóvel no bairro da Ribeira, em Salvador, no início da tarde deste sábado (28/12). Integrantes das cerca de 200 famílias ocupantes do edifício - que pertence ao Governo do Estado - resistiram à ação que contou com o apoio da Polícia Militar (PM). 

Além disso, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), à frente da resistência, utilizou o Instagram para acusar a polícia de ter "sequestrado" um dos líderes do grupo, Victor Aicau. 

"A Tropa de Choque da Polícia Militar da Bahia, sob o comando de Rui Costa (PT) acaba de despejar mais uma vez as mais de 200 famílias organizadas pelo MLB que davam função social a um imóvel abandonado há 20 anos pelo governo do estado. Na mesma ação, Victor Aicau, liderança nacional do MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelass, foi sequestrado pela polícia, seu paradeiro ainda é desconhecido. Lutar não é crime, liberdade para Victor Já", escreveram na rede social.

Procurada pelo Aratu On, a Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado (Secom) disse que policiais militares da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Uruguai), da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp BTS e do Batalhão de Polícia de Choque foram acionados para prestar apoio na desocupação e permaneceram no local até a conclusão da mesma.

Quanto a Victor, a Secom informou que ele foi autuado pelos crimes de "esbulho possessório [invasão de propriedade] e danos", que serão investigados pela 3ª Delegacia Territorial (Bonfim) - embora a ocorrência tenha sido registrada na 7ª Delegacia Territorial (DT/Rio Vermelho) -.

Foi dito, ainda, que o representante do MLB esteve acompanhado do advogado e "permaneceu em silêncio durante todo o interrogatório". Ele passou por exames de corpo de delito e pagou fiança arbitrada pela autoridade policial, sendo liberado em seguida.

O policiamento segue reforçado na região.

Veja vídeo da situação:

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.