Geralhá 5 meses. Fonte: Da redação

PF deflagra operação de combate a fraudes em benefícios da previdência no norte da Bahia

Creditos da foto:divulgação / PF
PF deflagra operação de combate a fraudes em benefícios da previdência no norte da Bahia

A Polícia Federal, em trabalho conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, deflagrou na manhã desta quarta-feira (2/12), a Operação Cucurbitum, que visa desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a benefícios previdenciários/assistenciais na Bahia e em outros Estados da Federação.

Conforme apurado, o grupo criminoso – que atuava pelo menos desde 2017 – criava pessoas fictícias, mediante a utilização de documentos falsos, com o objetivo de obter benefícios previdenciários/assistenciais fraudulentos, em sua maioria de prestação continuada – BPC (benefício no valor de um salário mínimo, pago pelo INSS a pessoas com mais de 65 anos e/ou portadores de deficiência).

Para a consecução da fraude investigada eram arregimentadas pessoas que se enquadrassem no referido perfil, as quais, munidas da documentação falsa providenciada pela quadrilha, se apresentavam nas agências do INSS e/ou da rede bancária, logrando êxito em sacar os valores de forma ilícita.

No bojo da referida operação estão sendo cumpridas 11 medidas judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão, todos na cidade de Jeremoabo/BA.

O valor do prejuízo estimado com as fraudes já supera os R$ 10 milhões, relativos a cerca de 150 benefícios previdenciários/assistenciais suspeitos, números estes que muito provavelmente aumentarão com o avançar das investigações e a identificação de outras fraudes.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar organização criminosa (art. 2º, § 4º, II da Lei 12.850/2013), estelionato previdenciário (art. 171, §3º do CPB), falsificação de documento público (art. 297 do CPB), uso de documento falso (art. 304 do CPB), dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 25 anos de prisão.

LEIA MAIS: Bahia tem mais de 11 mil casos ativos da Covid-19; 386 mil já se recuperaram

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

logo_aratuonline

Não é um portal! É a vida ao vivo, em tempo real! O Aratu On é uma plataforma focada na produção de conteúdo audiovisual, que fala da Bahia e dos baianos para o Brasil e para o mundo. Aqui, a notícia é no tempo presente.

Fotos do Instagram

Cinco aviões do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador realizaram, na manhã desta sexta-feira (23/4), a distribuição do novo lote de vacinas contra o novo coronarívus para as regiões da Bahia. 

Os imunizantes saíram da capital baiana às 5h30 e a operação de distribuição tem previsão de encerramento no início da tarde desta sexta (23/4). Nos pontos de pousos, viaturas da PM promoverão a escolta por meio terrestre.

Nesta quinta-feira (22/4), a Bahia recebeu um novo lote com 222,5 mil doses da vacina contra a Covid-19. Ao todo,  são 180,5 mil doses da Oxford/AstraZeneca e 42 mil da CoronaVac.A forte chuva que atinge a Bahia tem causado diversos pontos de alagamentos em Salvador e Região Metropolitana. Até a manhã desta sexta-feira (23/4), a situação ficou crítica em algumas ruas, com carros praticamente submersos.

Apesar de a Superintendência de Trânsito (Transalvador) não ter registros de ocorrências de alagamentos em vias importantes da cidade, vídeos dos leitores do Aratu On dão conta de transtornos nos bairros da Pituba, Rio Vermelho e Jardim Armação, que estão congestionados por causa da chuva.

De acordo com atualizações da Defesa Civil de Salvador, 16 ocorrências de solicitações de moradores da capital já foram registradas, entre elas alagamento, desabamento parcial de imóvel e deslizamento de terra.O deputado estadual @deputadoangeloalmeida (PSB) estará no Linha de Frente nesta sexta-feira (23/4), conversando com o jornalista @opabloreis, do Grupo Aratu. Participe com a gente através das nossas redes sociais.Vocês concordam que 'viver e sobreviver está sendo um enorme desafio para todos durante a pandemia', e que para quem é pai ou mãe, a situação pode ser ainda mais delicada? "A questão é: como auxiliar ou prestar apoio sem invadir o espaço do outro?"

Esse é o tema da estreia de Otávio Leal (@paivemca) no Colunistas On. Pai de Maria Flor, advogado e consultor parental, ele estará com a gente toda semana, falando sobre paternidade e relações familiares.

Para ler o artigo completo, acesse www.aratuon.com.br/colunistason
Ver Mais