Geralhá mais de 3 anos. Fonte: Da redação com informações da Folha de São Paulo

Caminhoneiros avaliam paralisação após decisão de ministro do STF sobre frete

Creditos da foto:Imagem Ilustrativa
Caminhoneiros avaliam paralisação após decisão de ministro do STF sobre frete

Após a decisão do ministro Luiz Fux do STF (Supremo Tribunal Federal), que nesta última quinta-feira (6/12) suspendeu a aplicação de multas contra empresas que não cumprirem a tabela do frete, grupos de caminhoneiros voltaram a ficar agitados com a discussão de uma possível nova paralisação.

Um dos líderes do movimento ocorrido em maio, Wallace Landim, o “Chorão”, disse à Folha de São Paulo que uma paralisação não está descartada, mas que só vai se posicionar sobre o assunto após conversar com a AGU (Advocacia-Geral da União).

Ele tentará se encontrar com a advogada-geral da União, Grace Mendonça, ainda nesta sexta (7/12). Por grupos de redes sociais, já corre uma convocação para mobilização na madrugada de domingo (9/12).

O diretor do Sindicam de Ourinhos (Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo), Ariovaldo de Almeida Junior, pede que os caminhoneiros reflitam sobre uma paralisação de 24 horas.

“Gostaria de conversar com todos vocês para que a categoria dê uma resposta imediata a toda e qualquer ameaça aos nossos direitos, lutas e conquistas. Esse tipo de atitude não só nos prejudica, como coloca em cheque o próprio piso mínimo, como coloca em cheque a nossa dignidade, o nosso orgulho e tudo aquilo que fizemos”, escreveu.

A decisão de Fux impede que as empresas que não pagarem o valor mínimo estabelecido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para o transporte de mercadorias por caminhões sejam multadas.

Fux atendeu a um pleito da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) para analisar com urgência um pedido de medida cautelar que visava suspender a tabela do frete. A CNA alegou que a ANTT editou uma nova resolução em novembro com mais penalidades.

O ministro é relator de uma série de ADIs (ações diretas de inconstitucionalidade) que contestam no Supremo o tabelamento. O magistrado destacou, na decisão, informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que afirmam que o tabelamento gerou ?entraves e prejuízos?.

A medida provisória editada pelo governo de Michel Temer em maio que instituiu a tabela do frete foi aprovada pelo Congresso em julho e sancionada pelo presidente em agosto. “Então quer dizer que os 513 deputados não servem para nada, não entendem nada de lei? O Senado não entende nada? O que presidente sancionou não vale nada?”, questionou Chorão.

“Nós transportamos a riqueza no país. Vamos colocar na balança e vamos ver o que vai acontecer.”

Chorão afirmou também que participou de um encontro com o futuro ministro da Infraestrutura (para que vai incorporar também os Transportes), Tarcísio Gomes de Freitas, nesta última quinta (6/12) e que ele disse que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, estaria ao lado dos caminhoneiros. “O futuro ministro deixou a gente bem tranquilo e falou que o Bolsonaro estaria junto conosco.”

LEIA MAIS: Jovem morre e outro fica ferido em ataque a tiros no bairro de Itacaranha

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

 

 

Não é um portal! É a vida ao vivo, em tempo real! O Aratu On é uma plataforma focada na produção de conteúdo audiovisual, que fala da Bahia e dos baianos para o Brasil e para o mundo. Aqui, a notícia é no tempo presente.

Fotos do Instagram

“O uso do verbo enxergar aqui é meramente simbólico. A ideia é saber qual a sua capacidade e vontade de sentir o que está por trás da cena, por trás do discurso.

Quando um filho ‘chora sem motivo’, finge adoecer, faz o que costumam chamar de ‘birra’, tem manifestações violentas ou muito passivas ou reclama de maneira desproporcional, sempre, por trás de toda cena, de todo discurso, existe um algo a mais”.

Vem saber mais com o advogado e consultor parental Otávio Leal (@paivemca ) em #ColunistasOn - aratuon.com.br/colunistasonA CAIXA Cultural Salvador inaugura, na próxima quarta-feira (17/8), a exposição "O Universo da Mobgrafia", a primeira mostra do gênero na Bahia, assinada pelo fotógrafo baiano Roberto Faria, que explora a arte de fotografar utilizando aparelhos móveis.

As imagens que compõem a exposição foram produzias entre 2019 e 2022, e são recortes do cotidiano do fotógrafo, com um olhar focado numa linguagem clara e simples.

Na mostra, dentre outras, estarão expostas a “Fotografia do Cartaz”, imagem com a Baiana da Irmandade da Boa Morte. Essa obra foi vencedora da categoria Street, no Festival Nacional de Mobgrafia, e aceita na XXII Bienal de Arte Fotográfica em Cor, promovida pela Confederação Brasileira de Fotografia.

Para o fotógrafo, a inauguração da exposição "é uma emoção muito grande, principalmente por ser uma exposição individual, num dos templos da cultura e arte em Salvador".

Exposição "O Universo da Mobgrafia"
Onde: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro
Quando: 17 de agosto a 20 de novembro (de terça a domingo), das 9h às 18h
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Acesso para pessoas com deficiência

#AratuOn #FotografiaUm garotinho foi flagrado "dando um show", enquanto dançava ao lado do vocalista da banda Parangolé, Tony Salles. As imagens foram registradas pela produção do cantor, enquanto realizava um show na noite de sábado (13/8), no município de Itapebi, a 600 km de Salvador. 

Nas imagens, o pequeno, identificado como Jorge Lucas, é visto fazendo diversos movimentos do "pagodão baiano". Orientado por Tony, os dois divertem a plateia com seus movimentos, e o menino concentra diversos elogios. Conhecido na cidade, o perfil de Jorge no Instagram já acumula 14 mil seguidores, e milhares de curtidas. 

No "currículo", do pequeno dançarino, ele já dividiu o palco com grandes bandas da Bahia, como La Furia, Papazzoni e, agora ,o Parangolé. Com os vídeos iniciados em março de 2021, o perfil, que é administrado pelos pais do jovem, chama atenção pela facilidade com que ele executa os movimentos, e a velocidade do requebrado do garoto. 

#AratuOn #TonySallesApós sucessivas quedas, o ex-presidente Lula (PT) voltou a crescer e aumentou a diferença para Bolsonaro (PL). Segundo pesquisa BTG/Pactual divulgada nesta segunda-feira (15/8), o petista está com 45%, enquanto Bolsonaro marca os 34% das intenções de voto no primeiro turno. Agora, são 11 pontos de diferença.

Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções de voto. A candidata do MDB, Simone Tebet, vem na sequência, com 2% -- mesma margem de quem não soube responder.

Todos os demais candidatos não conseguiram expressão de votos, ficando em 0%. Os que optam por nenhum dos candidatos são 5% dos entrevistados, enquanto brancos ou nulos marcam o 1% na pesquisa estimulada -- quando o entrevistado recebe uma lista e aponta em qual dos candidatos tem a intenção de votar.

A diferença entre os dois principais candidatos aumentou, em uma elevação de votos para Lula. Último acompanhamento da BTG Pactual, divulgado em 8 de agosto, mostrou que o petista marcava 41% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, se manteve nos 34% - à época, uma diferença de 9 pontos percentuais.

Segundo o monitoramento, Lula continua liderança do eleitorado feminino (49%) e jovem (48% entre os que têm de 16 a 24 anos). Bolsonaro marca os 28% e 24% nos dois grupos, respectivamente. E lidera entre os evangélicos: 49% do grupo, enquanto Lula registra 30% dos votos.

Em um eventual segundo turno, Lula teria 53% dos votos e Bolsonaro 38%. 4% dos entrevistados responderam não votar nos dois candidatos e outros 4% disseram que anulariam os votos. 2% não souberam responder.

A pesquisa também questionou a certeza dos eleitores sobre os nomes citados. A maioria (75%) afirmou que a decisão está tomada e não vai mais mudar. Enquanto 22% dos entrevistados citou a possibilidade em mudança de voto.

#AratuOn #Bolsonaro #Lula"Vamos conversar um pouquinho hoje sobre escolhas de carreira? Para mim, foi um tanto complicado ser/responder à tal pergunta: o que você vai ser quando crescer?'

A minha resposta era imediata: professora! Meu pai gostaria que eu fosse engenheira. Minha mãe me imaginava médica. Preciso ser justa com ambos, afinal, nenhum dos dois me obrigou a fazer nada, porém, meu pai era taxativo. Eu não iria ser professora, ia morrer de fome, dizia que isso já acontecia com minha mãe e que eu iria fazer outra coisa. E aí me vi escolhendo Ciências Contábeis. 

[...] E lá estava eu, apaixonada por gente, sem nenhuma vocação nem paciência para ser contadora..."

Quer saber o final dessa história? Confira o artigo de Fabíola Matos, na íntegra, em aratuon.com.br/colunistason

#AratuOn #ColunistasOnFaltam 50 dias para as Eleições 2022, e a Justiça Eleitoral já começou a reforçar para o eleitor, principalmente para os que votam pela primeira vez, os procedimentos e também o que o eleitor pode ou não fazer no dia da votação.

Antes de tudo, o eleitor ou eleitora deve conferir onde fica a sua seção eleitoral, isto é, onde fica a urna em que deverá votar. O endereço pode ser consultado no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em seguida, antes de se dirigir ao local, o eleitor deve ter certeza de que leva consigo o título de eleitor – na versão digital pelo aplicativo e-Título ou em papel – e um documento oficial com foto – RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou, inclusive, carteiras emitidas por órgãos de classe como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), entre outros.

No dia da votação, o eleitor ou eleitora pode manifestar sua convicção política e ideológica, desde que isso seja feito de forma individual e silenciosa. Isso quer dizer que está liberado ir votar com broche, bandeira, adesivo ou camiseta do seu candidato ou partido. Não é permitido, contudo, a aglomeração de pessoas uniformizadas nem portando algum identificador de candidato ou partido.

Também é proibido abordar, aliciar ou tentar persuadir as pessoas que estiverem indo votar, alerta a Justiça Eleitoral. Tais atitudes podem configurar o crime de boca de urna, prática proibida pela legislação eleitoral e cuja pena pode ser de seis meses a um ano de detenção.

Outro alerta feito pela Justiça Eleitoral é para que a eleitora ou eleitor não leve celular nem câmera para a cabine de votação. Tirar fotos da urna e de votos não é permitido, pois é visto como uma maneira de quebrar o sigilo do voto, um dos princípios fundamentais do processo eleitoral.

Neste ano, há urnas que possuem legenda em libras, para auxiliar o voto de quem possui deficiência auditiva.

#AratuOn #EleiçõesRebeca Andrade e Caio Souza foram os grandes nomes do Campeonato Brasileiro de ginástica artística, que foi disputado neste final de semana em Lauro de Freitas (Bahia). A atleta do Flamengo foi a líder na soma dos dois dias do individual geral, 56.734 pontos na quinta-feira (11) e 58.100 no sábado (13) para um total de 114.834 pontos. Além disso, ela foi a melhor nas barras assimétricas, com 29.597 (14.600 + 14.967), e na trave, com 28.300 (13.867 + 14.433). Rebeca ganhou também a medalha de prata no solo com 27.800 (13.800 + 14.000).

Na disputa por equipes entre as mulheres, o Flamengo (com Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Luísa Maia, Helen Carvalho e Larissa Oliveira) somou 331.500 nos dois dias de disputa e levou o ouro. A prata foi para o Cegin do Paraná, que somou 308.699 pontos, e o bronze para o Pinheiros de São Paulo, com 305.434.

#AratuOnUm filhote de baleia Jubarte foi encontrado morto na manhã deste domingo (14/8) na praia da Ipitanga, em Lauro de Freitas, na  região metropolitana de Salvador.

De acordo com informações do G1, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) enviou uma equipe para remover o mamífero do local.

O Projeto Jubarte foi acionado pela Limpurb para retirar uma amostra do animal para realizar pesquisas. Sob a orientação do Projeto, o órgão de limpeza deve levar a baleia para um aterro.

O mamífero foi retirado da praia com um caminhão guindaste no final da manhã.

#AratuOnNa noite de sábado (13/8), as cantoras Maiara & Maraisa se apresentaram no Festival Na Praia, em um show feito para homenagear a cantora Marília Mendonça. Ela estava confirmada como a atração principal da noite ao lado das amigas, antes de sofrer o acidente fatal do dia 5 de novembro de 2021.

Para a Coluna Leo Dias, Maraisa desabafou: "Seria o dia da Marília e nós iríamos fazer parte do dia dela. De última hora marcamos esse show, mudamos a nossa agenda. Viemos aqui porque era um dia que a gente tinha que estar, ela queria muito".

A cantora ainda revelou que ela e a irmã conseguem sentir a presença da amiga quando estão no palco. "Na hora que a gente cantou ali Festa das Patroas, a gente sentiu uma conexão diferente, e é sempre assim". Maraisa também comentou que, quando gravou a música "Perfeito Pra Ficar Sozinho", com Murilo Huff, sentiu que Marília estava ali.

"É incrível que até o jeito que ele abraçava a gente ali no palco eram os mesmos trejeitos dela. Todo mundo saiu do palco sabendo que ali rolou uma coisa muito diferente. Foi forte, eu falei ‘caramba, você está aqui’. São umas conexões muito fortes para ser só dessa vida".

#AratuOn
Ver Mais