Especiais

Professor "Nota Mil" dá dicas para redação do Enem

Em 2016, ele esteve entre os 77 inscritos na prova que conseguiu mil na redação

Por Bruna Castelo Branco

Professor "Nota Mil" dá dicas para redação do Enem arquivo pessoal

Todo estudante sabe que o sonho é a nota mil no Enem - e, para os alunos do professor Vinicius Oliveira, mais conhecido como “Professor Nota Mil”, esse é um sonho possível.


Em um perfil no Instagram, dá para ver os rostinhos das dezenas de alunos que tiraram mais do que 900 na redação do Enem após as aulas de Vinicius, que dá cursos de pré-vestibular há 10 anos. Até agora, cinco estudantes conseguiram chegar à nota mil. Em 2016, aliás, ele esteve entre os 77 inscritos na prova que conseguiu mil na redação.


“Tirar mil na redação é muito difícil. Você vê que, por ano, a gente tem por volta de uns 20, 30 alunos no máximo, que conseguem tirar mil no Brasil inteiro. No ano passado, foram cerca de 4 milhões de inscritos no Enem, e somente 22 tiraram mil. E, desses 22, dois foram nossas alunas daqui do curso”.


Mas, de acordo com o professor, que dá aulas presenciais e online, não tem fórmula mágica para chegar lá: é preciso muito estudo, treino, e leituras complementares.


“Acredito que o sucesso dos alunos se deva a três coisas. Primeira coisa, o esforço dos alunos. Nada, nenhum professor, nenhuma matéria, nenhuma apostila, consegue fazer o trabalho do aluno se ele não tiver força de vontade", assegura o professor, em entrevista ao Aratu On


"A segunda coisa é a nossa metodologia, porque a gente já tem dez anos trabalhando e aprimorando. Então, quando você aplica a metodologia, você consegue ir mais rápido. Muita gente acha que na redação é só chegar lá e escrever qualquer coisa. Mas, tem técnica, estrutura, estratégias para você seguir", complementa. 


"E o terceiro motivo é que eu coloco a minha pele em risco. Ao invés de falar assim: ‘Galera, faz a redação com tema tal’. Antes, eu mesmo faço essa redação para poder prever quais vão ser as dificuldades que eles vão ter. Então, quando eles chegam com a dificuldade, eu já chego com a solução", enumera Vinícius. 


Por mais que a nota mil seja, para muitas pessoas, o sonho a ser realizado, o professor opina que tirar mil é um detalhe. Quem tira acima de 900 tem as mesmas chances de ser aprovado na universidade que quem chega a mil. 


“Se a gente pegar todos os anos do Enem, não tem mil pessoas que conseguiram tirar mil na redação. Tirar mil, na verdade, é um detalhe. Quando você pensa em 980, 960, vai ter a mesma condição de passar na faculdade daquele que tira mil. É claro que tem que fazer também um bom trabalho na parte de linguagens, na parte de matemática, na parte de exatas e na parte de humanas também”.


Atualmente, Vinicius tem 214 mil seguidores no Instagram, em que dá dicas para a prova e conversa com os alunos. E isso começou em 2016, ano em que ele tirou mil na redação. Na época, o texto dele viralizou na internet e ele começou a ganhar muitos seguidores na rede social. “A internet democratizou a educação absurdamente, acredito muito nisso”.


Quer saber mais sobre o método de ensino do professor Vinicius? Dá um play na entrevista que o Aratu On fez com ele:



Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.