O que eu tenho a ver com o aumento do dólar, se pago tudo em real e não vou viajar? O Aratu On explica pra você
Mesmo sendo uma moeda estrangeira, o aumento tende a impactar na vida de todos os brasileiros
Volta e meia aparece nos jornais que o dólar aumentou, quebrando recordes, mas alguns leitores do Aratu On comentam que a notícia não é importante para os brasileiros - já que, por aqui, se usa apenas o real nas transações do dia a dia -. Ainda assim, a moeda americana é uma das mais importantes do mundo e sua valorização (ou a desvalorização do real) costuma impactar a vida de todos.
DESABASTECIMENTO
Um dos exemplos mais simples tem a ver com o envio de produtos para fora do país. Se, para um empresário, é mais vantajoso exportar o produto, ou seja, vender para outros países, do que abastecer o mercado interno, vendendo por aqui, ele vai optar pela prrimeira opção. Quando todos os donos de empresa fazem essa escolha, falta produto dentro do Brasil: o chamado desabastecimento.
INFLAÇÃO
Além disso, nesse mesmo cenário com menos produto circulando no país, o preço das coisas tende a aumentar. É a chamada "lei da oferta e da procura", quanto maior a procura, maior o valor cobrado. E, como já explicamos aqui, esse aumento exorbitante no preço das coisas também pode causar acrescimo na inflação.
GASOLINA
Alguns produtos que não são produzidos no Brasil e precisam ser importados de outros países são negociados em dólar. Isso costuma afetar no preço de itens caros, como o cáviar, mas também impacta no combustível usado no dia a dia, já que o barril de petróleo é trazido de fora pela Petrobrás.
Por sua vez, o preço da gasolina reflete desde o valor da passagem de ônibus ao preço da comida no supermercado, pois os itens são levados de carro até o centro de compras. Para mais informações sobre a precificação da gasolina e o impacto que ele causa, leia essa matéria.
Estes são três exemplos de situações que interferem na vida de boa parte de todos os brasileiros. Por isso, a alta do dólar, que tem beirado os R$ 6, preocupa tanto o setor econômico do governo.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.