Enem 2022: aluno se perde na UFBA e não consegue chegar na sala de prova a tempo
Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, e não foi permitido a entrada após o fechamento. As provas começaram a ser aplicadas às 13h30 e devem terminar às 19h, horário de Brasília
A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começou a ser aplicado neste domingo (13/11) em todo o país. As provas e o tema da redação serão iguais nas duas modalidades, impressa e digital. A previsão é que cerca de 3,4 milhões de candidatos façam o exame.
Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, e não foi permitido a entrada após o fechamento. As provas começaram a ser aplicadas às 13h30 e devem terminar às 19h, horário de Brasília.
Neste primeiro dia do exame, os candidatos fazem, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a redação. No próximo domingo (21), os participantes fazem as provas de matemática e ciências da natureza.
ATRASO
Rogério Marques, de 28 anos, chegou exatos 4 minutos depois do portão ter fechado. Ele faria o Enem no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde há vários locais de prova, e se perdeu. "Era para fazer no PAF (Pavilhão de aulas da federação) 3, me mandaram para a Facom (faculdade de Comunicação), depois eu passei aqui no PAF 3 e me disseram para ir lá atrás, só que lá é PAF 4", explicou.
Ele admite que poderia ter saído de casa mais cedo e culpa um problema na moto, em que veio de carona, e levou cerca de meia hora para ser consertado. Apesar da agonia, ele não está tão preocupado.
"Eu já faço universidade, queria apenas testar meus conhecimentos em redação. Ano passado eu fiz, mas esse ano não deu. Agora, eu também nem sei se venho domingo que vem", contou.
#Enem2022: Alunos baianos correm para conseguir chegar no local de prova a tempo na Universidade Federal da Bahia; assista! pic.twitter.com/ykuBVqTOZ7
— Aratu On (@aratuonline) November 13, 2022
Outros estudantes baianos, mesmo com pouco tempo, tiveram mais sorte que Rogério. Um grupo de cinco estudantes cruzava o campus de Ondina da UFBA, andando tranquilamente, faltando apenas dois minutos para os portões fecharem. "A gente só estava esperando o tempo passar para poder ir, não queríamos ficar esperando", disse Monalisa.
"A tática é confiar no que a gente já sabe, no conhecimento que a gente já tem", acrescentou Naiara, a mais experiente do grupo. "A tática é desmaiar para não fazer", brincou Lucas, que deixou para ver vídeos de técnicas de redação no caminho para o campus. "Se eu fizer, não vai dar em nada mesmo", desabafou, de brincadeira.
Bruna, que está fazendo o Enem pela primeira vez, resolveu se juntar aos mais velhos. "É para ver se eles me passam algum tipo de conhecimento", respondeu.
Enquanto conversavam com a reportagem do Aratu On, o tempo foi passando e tiveram que correr para entrar na sala nos últimos 30 segundos de portão aberto.
TENSÃO PRÉ-PROVA
O soteropolitano Reginaldo Filho, de 18 anos, está tão tranquilo para a prova do Enem que está ajudando a colega Bianca Alcântara, de 17, a se acalmar. Enquanto a menina está fazendo pela primeira vez, o amigo está na sua terceira tentativa.
As provas anteriores, entretanto, eram só treino. Agora, no terceiro ano do ensino médio, a meta é passar no curso de Analista de Sistema Financeiro fora de Salvador e trabalhar com o irmão no Google, em São Paulo.
Bianca, por sua vez, pretende algo relacionado à saúde. "Ano passado, eu perdi o prazo de inscrição, então estou tentando hoje pela primeira o Enem. Mas, fiz muito simulados, então sei o que me aguarda", revelou.
Reginaldo acredita que sua experiência o ajudará, mas também pensa em outras táticas. "Eu pensei em trazer lã, que me faz espirrar muito, para distrair os concorrentes. Depois, pensei melhor e tive medo de ser expulso", brincou.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização das provas, 3.331.566 candidatos farão o Enem impresso e 65.066, o digital. As mulheres representam 61% dos candidatos e as pessoas negras, soma de pretos e pardos, 54,8% dos inscritos. O Enem é realizado em 11.175 locais de prova em 1.747 municípios brasileiros.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!