Aves silvestres transportadas irregularmente são resgatadas em Feira de Santana
Aves silvestres transportadas irregularmente são resgatadas em Feira de Santana
Cerca de 15 pássaros silvestres que estavam sendo transportados irregularmente foram resgatados pela Policia Rodoviária Federal (PRF), nesta segunda-feira (5/8), na BR-116, trecho do município de Feira de Santana, a 110 quilômetros de Salvador. Os pássaros resgatados são da espécie conhecida popularmente por trinca-ferro, sabiá-coleira, curió e papa-capim.
De acordo com a PRF, ao abordarem um veículo modelo Meriva com placas do estado de São Paulo, os agentes avistaram os animais engaiolados em mochilas fechadas, em compartimento escuro e sem ventilação.
Durante os procedimentos de fiscalização, também foram encontradas diversas anilhas com suspeita de falsificação e/ou adulteração, além de ferramentas como alicate e prensa, utilizados na fabricação dos pinos de marcação.
O responsável pelos animais, um homem de 37 anos, que não teve a identidade divulgada, não apresentou documentação válida emitida por órgãos ambientais. Questionado, informou que seguia da cidade de Guarujá, em São Paulo, com destino ao interior da Paraíba. Além do motorista, o veículo era ocupado por dois passageiros, de 47 e 40 anos de idade.
O trio foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil em Feira de Santana. As aves serão encaminhadas ao órgão ambiental, para serem cuidados e depois reintroduzidos à natureza.
LEIA MAIS: Veículo pega fogo e deixa trânsito complicado na Avenida Paralela