Varanda Quabales homenageia Preta Gil no Nordeste de Amaralina
Durante o evento será inaugurada uma placa em tributo à Preta Gil, madrinha do projeto social
Por Da redação.
A cantora Preta Gil será a grande homenageada da quarta edição do projeto Varanda Quabales, que acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 17h, no Centro Cultural Quabales, localizado no Nordeste de Amaralina. Durante o evento, será inaugurada uma placa em tributo à artista, que é madrinha do projeto social.
A iniciativa, idealizada pelo multi-instrumentista baiano Marivaldo dos Santos e pela produtora cultural Fernanda Mello, busca retribuir o apoio de Preta Gil. Em declaração, Marivaldo ressaltou a importância da cantora para o projeto: "Essa homenagem é também uma forma de agradecer porque Preta sempre acreditou no Quabales, o projeto social e a banda, tanto que ela e Daniela, amigas de longa data, cantaram juntas pela primeira vez com uma música do Quabales, com a banda. Preta sempre abraçou esses projetos e essa homenagem vai além de só tocar as músicas dela. É um agradecimento mesmo, fazer a favela saber o quanto ela estava em nossa vida".
A programação musical do evento contará com apresentações do Quabales Banda, que incluirá no repertório a canção "Balacobaco Up and Down", colaboração do grupo com Preta Gil e Daniela Mercury. A noite terá ainda shows de Gabriela Lima, Samba Gringa e As Pretas, dupla de cantoras do Nordeste de Amaralina. A tradicional Jam Session do Varanda Quabales, batizada de "Quabelas" para a ocasião, será formada exclusivamente por musicistas mulheres, reforçando uma pauta também defendida por Preta Gil. Os DJs Bennett e Mah, com participação de Ayuih, e a cantora Mãe Taiane Macedo também integram a programação.
Inspirado no conceito de "block party" de Nova York, o Varanda Quabales tem a proposta de ser uma festa de rua, com manifestações artísticas que celebram a diversidade cultural baiana, promovendo intercâmbios musicais e oferecendo um espaço de "open mic" para artistas.
A entrada é gratuita.
Varanda Quabales
Quando: sexta-feira (22), das 17h às 22h
Onde: Rua Aurelino Silva, 385, Nordeste de Amaralina
Quanto: entrada gratuita
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).