Intérprete de Libras elogiado por Ivete comenta profissionalismo nos palcos
Atanael "TJ" Weber, intérprete de Libras notado por Ivete Sangalo, comenta como lida com situações inesperadas durante apresentações
Por, Júlia Naomi e Rosana Bomfim.
Em tom de brincadeira e provocação, Ivete Sangalo elogiou a performance do intérprete de Libras Atanael Weber, 37, durante a apresentação da música “Vampirinha”, no Pôr do Som, em Salvador, na quinta-feira (1). A interação colocou o profissional, conhecido como TJ, e a Língua Brasileira de Sinais em destaque nas redes sociais.

"Comecei o ano com os dois pés à frente, com essa repercussão com Ivete. Ser abençoado por o Veveta no início do ano, me trouxe um hype nas redes sociais com muitos seguidores, convites e contatos. Estou muito feliz com isso", comemorou.
Ivete Sangalo demonstrou surpresa com a expressividade de Atanael ao interpretar o verso "vou te chupar, chupar seu pescoço", de sua aposta para o carnaval de 2026, chegando a soltar um "oxe!" sincero. "Precisa fazer essa boca é? Essa boca eu não sabia que tinha na libras. Gostei dessa tentação", gracejou.
TJ Weber, que é formado em psicologia e atua como intérprete de libras profissional desde 2015, riu da brincadeira e continuou a sinalizar, em sincronia com os versos recitados pela cantora.
Intérprete de libras elogiado por Ivete comenta como lida com situações inesperadas
Ao Aratu On, ele explicou que em situações inesperadas e de improviso em apresentações ao vivo, preza pela manutenção do profissionalismo, mas não exclui a possibilidade de descontração. "Eu acho que a espontaneidade é a o segredo, né? É deixar fluir e não esquecer do compromisso que existe no momento em que está traduzindo".
"Ainda que haja interação, improviso, acho que [é necessário] manter o compromisso para o qual você foi contratado e seguir traduzindo, interagir dentro dessa possibilidade, sem atrapalhar seu papel principal", complementa.

Atanael reforça que presença do intérprete de libras em grandes eventos culturais, como o carnaval, é essencial para a inclusão de todos, um direito constitucional. Ele acrescenta que a comunidade surda que frequenta os espaços de festa, mas quando não há recursos de acessibilidade, fica sem acesso às letras das canções que regem a folia.
"Como o Carnaval em Salvador é uma potência, [contratar intérpretes de libras] não é garantir que as pessoas surdas possam participar, porque elas já estão presentes. Só que elas não têm acesso às letras, às músicas e toda brincadeira que tá envolvida no Carnaval", reflete.
TJ considera que para ampliar a inclusão da comunidade surda em eventos públicos, é necessário não só assegurar a presença de intérpretes, como também contratar profissionais surdos como consultores e assessores, a fim de comprovar a qualidade do serviço.
Psicólogo de formação, além de professor de forró e capoeirista, ele relata que teve o primeiro contato com a comunidade surda aos 12 anos, em uma igreja que não contava com intérpretes, mas era frequentada por pessoas surdas. “Aproveitei a oportunidade para me informar e trazer a acessibilidade para dentro desse espaço religioso”, recorda.
Ivete Sangalo lançou "Vampirinha" durante o Virada Salvador
Ivete Sangalo comandou a contagem regressiva para a chegada de 2026 em um dos shows mais esperados da noite de 31 de dezembro, no Festival Virada Salvador. Nos primeiros minutos do novo ano, a cantora preencheu o palco da Arena O Canto da Cidade com uma música inédita, apresentada como uma de suas apostas para o Carnaval de 2026.

Após manifestar desejos positivos para 2026, Veveta brincou com a lua crescente, quase cheia da noite da virada e entoou a nova letra em tom didático, para que todos aprendessem e cantassem juntos: "é noite de lua cheia e as vampiras tão soltas, com um toquinho de roupa descendo com o dedo na boca". Intitulada "Vampirinha", a música é acompanhada de uma coreografia envolvente, que o público se atentou em memorizar.
"Vampirinha": Ivete Sangalo lança música durante o Virada Salvadorhttps://t.co/79ndSiKnsu pic.twitter.com/9BfmcY89R9
— Aratu On (@aratuonline) January 1, 2026
Relembre interações virais com intérpretes de Libras
'Soca fofo': intérprete de Libras faz sucesso com tradução da música de A Dama
No dia 27 de novembro de 2022, a intérprete do Afropunk Bahia foi notada pela nas redes sociais, ao sinalizar o refrão "soca foto, enforca errado, geme fino e bate fraco", quando A Dama participou do show de Ludmilla no festival. A equipe da artista carioca compartilhou o trecho no Twitter. "Entregou tudo!" e "muito bom!" foram alguns dos comentários.
ele soca fofo
— Marvin Pereira (@eumarvin) November 28, 2022
enforca errado
geme fino
ele bate fraco...🎶
aqui nós podemos ver três lendas: @Ludmilla, @adamadopagode e a tradutora de libras #AfropunkBahia pic.twitter.com/EWHXql5Rtq
Cantora Mari Fernandez se confunde com intérprete de libras e “mete dança”
A cantora Mari Fernandez viralizou nas redes sociais após confundir a sinalização do intérprete de Libras com uma dança e tentar imitá-lo durante seu show no Réveillon de 2023, em Fortaleza. A cena ganhou repercussão no TikTok e no Instagram depois que o intérprete, Samuel de Araújo, compartilhou o momento.
Diversos comentários bem-humorados foram feitos. Em um deles, um usuário brinca com a confusão da artista e o nume da música cantada, chamada de “Comunicação Falhou”. Ele comentou: “acho que a nossa comunicação falhou”, disse. Outro afirmou: “ela rindo depois que percebeu”.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).