É da Bahia! Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem Grammy 2026

A Bahia conquistou um destaque histórico no Grammy 2026 com a vitória de Caetano Veloso e Maria Bethânia na categoria Melhor Álbum de Música Global

Por Bruna Castelo Branco.

É A BAHIA! O Brasil conquistou um destaque histórico no Grammy Awards 2026 com a vitória de Caetano Veloso e Maria Bethânia na categoria Melhor Álbum de Música Global. Únicos brasileiros indicados nesta edição, os irmãos venceram com Caetano e Bethânia Ao Vivo, registro da turnê realizada em 2024, levando a música brasileira ao palco principal da maior premiação da indústria musical. Confira a reação de Caetano ao descobrir que levou o prêmio:

Com a conquista, Bethânia se torna a primeira cantora da MPB a vencer um Grammy, enquanto Caetano Veloso amplia um currículo já consagrado na premiação. O troféu coroa um ano marcado por reencontros com o público, apresentações com casas lotadas pelo país e a reafirmação da canção brasileira no cenário internacional.

+ Wagner Moura e 'O Agente Secreto' são indicados ao Oscar 2026; veja lista

A Bahia conquistou um destaque histórico no Grammy 2026 com a vitória de Caetano Veloso e Maria Bethânia na categoria Melhor Álbum de Música Global. | Foto: Divulgação

A 68ª edição do Grammy acontece neste domingo (1º), nos Estados Unidos, com transmissão no Brasil pela TNT e pela HBO Max, a partir das 21h30 (horário de Brasília). A cerimônia foi apresentada por Trevor Noah, em sua sexta participação como anfitrião, e contou com performances de artistas como Lady Gaga, Justin Bieber, Rosé e Post Malone. Kendrick Lamar liderava as indicações da noite, com nove nomeações.

Álbum que atravessa gerações

Gravado ao longo da turnê, Caetano e Bethânia Ao Vivo reúne canções que marcaram diferentes fases das carreiras dos artistas, como Reconvexo e Vaca Profana, além de uma versão inédita de , composição de Iza reinterpretada pelos irmãos.

No palco, a parceria evidenciou a sintonia artística construída ao longo de décadas e o caráter histórico de um encontro que mobilizou diferentes gerações de fãs.

Maria Bethânia se torna a primeira cantora da MPB a vencer um Grammy, enquanto Caetano Veloso amplia um currículo já consagrado na premiação. | Foto: Divulgação

Trajetória no Grammy

Com a vitória, Caetano Veloso soma dois Grammys na carreira, ambos na antiga categoria Best World Music Album, pelos discos Livro e João Voz e Violão, além de contabilizar cinco indicações ao prêmio.

Para Maria Bethânia, o troféu representa um feito inédito em uma trajetória amplamente reconhecida pela crítica e pelo público, mas que, até então, não havia sido premiada em premiações internacionais.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.