Arlindo Cruz puxou bloco de samba no Carnaval de Salvador por 12 anos

Arlindo Cruz comandou Bloco Alerta Geral por 12 anos no Carnaval de Salvador

Por Juana Castro.

Nascido em Madureira, no Rio Janeiro, o cantor e compositor Arlindo Cruz - que morreu nesta sexta-feira (8) aos 66 anos - tinha uma forte relação com a Bahia. Ele comandou o tradicional bloco de samba Alerta Geral, que desfila no Campo Grande, no Carnaval de Salvador, por 12 anos.

Arlindo Cruz | Foto: reprodução/Instagram

Nesta sexta, o bloco homenageou o artista nas redes sociais, afirmando que, hoje, o samba está em luto. "Nos despedimos de Arlindo Cruz, mestre da caneta, da melodia e do coração. Sua voz, suas composições e sua história marcaram para sempre a história do samba brasileiro, a nossa cultura e o nosso Bloco Alerta Geral, onde foi atração por tantos anos e deixou lembranças inesquecíveis", diz a legenda da publicação.

O texto continua enaltecendo o sambista: "Arlindo não foi apenas um artista – foi um elo entre a ancestralidade do samba e o futuro que ele mesmo ajudou a desenhar. Sua música segue viva em cada roda, em cada verso, em cada acorde de um banjo. Nossa solidariedade à família, aos amigos, aos fãs e a toda nação do samba. Obrigado, Arlindo!".

Desde 2018, após o AVC hemorrágico sofrido por Arlindo Cruz, o filho dele, Arlindinho, vem puxando o bloco na capital baiana, assim como Xande de Pilares, entre outros nomes do samba.

Arlindinho, filho de Arlindo Cruz, comanda o Bloco Alerta Geral, em Salvador | Foto: reprodução/Instagram

Arlindo Cruz e a conexão com a Bahia

Entre 2004 e 2016, Arlindo esteve presente na folia de Salvador em quase todos os anos, ficando de fora apenas em uma ocasião por questões de saúde. Ele é o sambista que mais comandou o Alerta Geral, seguido de Xande de Pilares, com 10 participações.

Durante suas apresentações, o artista mesclava sucessos do samba carioca com clássicos da música baiana, animando foliões ao longo do circuito.

+ Qual a música mais tocada e gravada de Arlindo Cruz? Veja levantamento

Em entrevista concedida em janeiro de 2015, Arlindo explicou que a ligação com a Bahia estava ligada à religião. “No meu caso, tem muito a ver com a religião. Todos sabem que eu sou adepto do candomblé e todo final de candomblé tem um samba de roda. Então, tive contato com grandes músicos no samba de roda”, disse.

Às vésperas de sua última participação no Alerta Geral, em 2016, ele comentou a discussão sobre a origem do samba. “O samba é 100% brasileiro”, afirmou.

O último show de Arlindo Cruz - que não aconteceu

Arlindo Cruz sofreu um AVC no dia 17 de agosto de 2017, o que o afastou dos palcos. Naquele dia, a apresentação marcada para o domingo seguinte, 19 de agosto, no Festival Vozes do Brasil, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, foi cancelada. O repertório seria dedicado ao amigo Zeca Pagodinho. 

Leia também: Zeca Pagodinho sobre morte de Arlindo Cruz: 'Precisa descansar'

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.