Luto no samba: Arlindo Cruz morre aos 66 anos

Arlindo Cruz faleceu aos 66 anos, no Rio de Janeiro

Por Juana Castro.

O cantor, compositor e multi-instrumentista Arlindo Cruz morreu nesta sexta-feira (8), aos 66 anos, no hospital Barra D'Or, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por sua esposa, Babi Cruz. O artista sofria das consequências de um AVC hemorrágico ocorrido em 2017 e, desde então, enfrentava uma longa recuperação.

Arlindo Cruz sofria das consequências de um AVC hemorrágico ocorrido em 2017 | Foto: reprodução/Instagram

Arlindo Cruz: início precoce e influência de Candeia

Nascido em 14 de setembro de 1958, no Rio de Janeiro, Arlindo ganhou o primeiro cavaquinho aos 7 anos e logo desenvolveu habilidade em diversos instrumentos. Começou a tocar de ouvido aos 12 e aprendeu violão com o irmão, Acyr Marques. Na juventude, estudou teoria musical e violão clássico na escola Flor do Méier.

Seu "padrinho musical" foi Candeia, com quem gravou seus primeiros trabalhos em estúdio, incluindo o LP "Roda de Samba".

+ Esposa de Arlindo Cruz se revolta após fake news sobre morte do cantor

Trajetória de Arlindo Cruz até o Fundo de Quintal

Após temporada em Minas Gerais, onde estudou na escola preparatória de Cadetes do Ar e venceu festivais locais, Arlindo voltou ao Rio e passou a frequentar a roda de samba do Cacique de Ramos. Lá, tocou com Beth Carvalho, Almir Guineto e Jorge Aragão, e firmou parcerias com Zeca Pagodinho e Sombrinha.

Entrou para o grupo Fundo de Quintal ao substituir Jorge Aragão e permaneceu por 12 anos, gravando sucessos como “Seja Sambista Também” e “O Mapa da Mina”. Deixou o grupo em 1993 para seguir carreira solo.

Arlindo Cruz e as composições

Com mais de 550 sambas gravados por diversos artistas, Arlindo Cruz foi um dos compositores mais importantes do samba moderno. Zeca Pagodinho e Beth Carvalho estão entre os que mais interpretaram suas composições.

Na década de 1990, dedicou-se às eliminatórias de sambas-enredo no Império Serrano, escola pela qual venceu disputas em vários anos e foi homenageado em 2023 com o enredo da agremiação. Em 2008, compôs para a Grande Rio.

+ Arlindo Cruz toca banjo com ajuda da esposa e emociona fãs nas redes; confira o vídeo

Projetos solo e últimas aparições de Arlindo Cruz

Arlindo lançou DVDs e CDs ao longo de sua carreira solo, com destaque para “Arlindo Cruz MTV Ao Vivo” (2009), “Batuques e Romances” (2011) e “Batuques do Meu Lugar” (2012), com participações de Alcione, Caetano Veloso e Zeca Pagodinho.

Em uma de suas últimas aparições na TV, participou do programa “É Gol!!!”, da SporTV, em fevereiro, onde relembrou sucessos da carreira e falou da paixão pelo Flamengo, seu time do coração.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.