Área do MAM é batizada como Praça Maestro Letieres Leite com show da Rumpilezz
A área externa do MAM, em Salvador, passa a se chamar Praça Maestro Letieres dos Santos Leite
Por Bruna Castelo Branco.
A área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador, passa a se chamar oficialmente “Praça Maestro Letieres dos Santos Leite”. A homenagem ao músico, maestro e educador, um dos maiores nomes da música instrumental baiana, será celebrada neste sábado (9), durante uma edição especial da tradicional Jam no MAM.
Com ingressos esgotados após liberação gratuita pela plataforma Ingresse, o evento será aberto ao público a partir das 17h, com cerimônia oficial às 17h30. Em seguida, às 18h, começa o show com a Orkestra Rumpilezz — criada e regida por Letieres Leite até sua morte, em 2021 — e a banda Geleia Solar, anfitriã da jam session há 26 anos.
+ Nattan é criticado após pagar R$ 1 mil para homem beijar mulher com nanismo em show
+ Flavinho e a CaSamba acontece no sábado, em Salvador; ingressos à venda
A mudança de nome do espaço foi instituída pela Lei 14.691/2024, de autoria da deputada estadual Olívia Santana e sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues. “É emocionante ver a lei se tornar realidade e dar à praça o nome do inesquecível maestro Letieres Leite. Nada mais justo do que celebrar sua memória”, disse a parlamentar.
O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, também destacou o legado do maestro: “Letieres Leite está eternizado pelas contribuições à cultura da Bahia. Essa homenagem é uma forma de reforçar como seu nome estará sempre em nossa memória”.
Tributo à musicalidade e ao ensino
A Orkestra Rumpilezz se apresentará com 18 músicos e um repertório que reflete o trabalho inovador de Letieres ao unir percussão afro-baiana com jazz contemporâneo. “Nomear o espaço da JAM no MAM de Praça Maestro Letieres Leite é eternizar seu espírito livre, sua musicalidade e sua contribuição pra cena que se formou aqui”, afirmou o músico Guiga Scott, integrante da orquestra.
+ Jorge e Mateus 20 Anos: show em Salvador reúne nomes do sertanejo
A noite contará ainda com apresentação da banda Geleia Solar, que mistura improvisos jazzísticos com ritmos afro-baianos, mantendo viva a proposta iniciada em 1993 com o projeto Jazz MAM, que deu origem à jam session mais longeva da cena instrumental baiana.
Além da carreira como músico e maestro, Letieres Leite foi professor e referência na formação musical. Lecionou sobre seu método Universo Percussivo Baiano (UPB) na Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), onde atuou por mais de uma década coordenando projetos de qualificação musical.
Serviço
Edição especial da Jam no MAM — Inauguração da Praça Maestro Letieres Leite
Quando: 9 de agosto, das 18h às 21h
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (Solar do Unhão – Av. Lafayete Coutinho, s/n)
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).