O que é o vórtice polar que fez inverno voltar aos Estados Unidos
Evento ocorrido em março causa o chamado vórtice polar, que vai reproduzir temperaturas de inverno em plena primavera nos Estados Unidos
Por Da Redação.
Um evento incomum ocorrido em março último, causou o chamado "Aquecimento Estratosférico Repentino" (SSW da sigla em inglês), nos Estados Unidos. A consequência é um colapso do vórtice polar. Este fenômeno provoca uma reorganização da circulação atmosférica no hemisfério norte.
Em outras palavras, o vórtice polar significa uma onda de temperaturas semelhantes ao inverno na região. De acordo com o site especializado Severe Weather, o Canadá também será afetado durante o mês de abril. Há previsão inclusive de neve fora de época.
O fenômeno é uma estrutura atmosférica que circula pelo Ártico e se estende da troposfera , onde ocorrem fenômenos meteorológicos, até a estratosfera , uma camada mais seca localizada em altitudes mais elevadas.
É essa estrutura que mantém o ar frio no hemisfério norte durante o inverno. Entretanto, a onda de aquecimento estratosférico ocorrida em março pode enfraquecer ou até mesmo dividir o vórtice. Isso permite o movimento casual de retorno do ar frio rumo à latitudes mais baixas. Daí a ocorrência do vórtice polar.
Especialistas indicam que a região será afetada mais intensamente entre 7 e 12 de abril, sobretudo no meio oeste e no noroeste dos Estados Unidos, mas também no sudeste do Canadá. Assim, vórtice polar vai derrubar as temperaturas abaixo do habitual para esta época do ano na região.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).