Sala das Lágrimas: saiba quais são os próximos passos após fumaça branca
Sala das Lágrimas é uma das primeiras etapas antes da primeira aparição pública do novo pontífice
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) que um novo papa foi eleito, após a tradicional fumaça branca ser vista saindo da chaminé da Capela Sistina. No entanto, ainda restam alguns ritos antes que o sucessor de Francisco seja oficialmente apresentado ao mundo.
A decisão foi tomada na quarta rodada de votações, após três escrutínios sem consenso entre os cardeais. Até o momento, o nome do novo pontífice permanece em sigilo.
Escolha do novo Papa
Assim que é eleito, o novo papa escolhe um nome, conforme a tradição iniciada por Jesus Cristo ao rebatizar o apóstolo Simão como Pedro. Em geral, a escolha remete uma homenagem a papas anteriores, santos da Igreja ou apóstolos de Jesus.
Sala das Lágrimas
Após escolher seu nome, o papa recém-eleito vai à Sala das Lágrimas, onde ora em silêncio e veste pela primeira vez a batina branca, acompanhado do camerlengo e do mestre de cerimônias.
"Habemus Papam"
Na Praça São Pedro, milhares de fiéis aguardam ansiosamente o anúncio oficial: "Habemus Papam". A proclamação, feita da sacada central da Basílica de São Pedro, pode ocorrer a qualquer momento após a fumaça branca.
Primeira aparição
Em seguida, o novo papa faz sua primeira aparição pública. Da sacada da basílica, ele dirige algumas palavras aos fiéis e concede a tradicional bênção Urbi et Orbi — “à cidade e ao mundo”. Com esse gesto, inicia-se oficialmente um novo pontificado.
Jantar com os cardeais
Desde o pontificado de João XVIII, tornou-se costume que o novo papa ofereça um jantar aos cardeais no dia de sua eleição, como forma de celebrar a escolha em um ambiente de confraternização. Até o momento, não há confirmação de que o jantar será realizado este ano.
LEIA MAIS: Pela segunda vez, novo papa é eleito com dois dias de conclave
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).