Registrando 52,9ºC, onda de calor mata mais de 60 pessoas na Índia
Principais vítimas do calor extremo são funcionários eleitorais, que geralmente precisam ficar de plantão o dia todo, muitas vezes ao ar livre
Com temperaturas ultrapassando os 50°C, a Índia enfrenta uma onda de calor extrema, deixando pelo menos 62 pessoas mortas nesta sexta-feira (31), nos estados de Bihar, Uttar Pradesh e Odisha.
Esta semana, uma área de Nova Déli - uma das cidades mais afetadas, registrou a temperatura mais alta do país, alcançando 52,9°C, em um dos verões mais quentes já registrados na Índia. Hospitais recebem pacientes diariamente com sintomas de insolação, a principal causa dos óbitos.
Dentre o número de mortos, de acordo com autoridades locais, a maioria dos casos está relacionada à organização das eleições nacionais. Funcionários eleitorais geralmente precisam ficar de plantão o dia todo, muitas vezes ao ar livre.
No Estado de Uttar Pradesh, o mais populoso da Índia, pelo menos nove funcionários eleitorais, incluindo seguranças, morreram nesta sexta-feira (31/5). Partes de Bihar vão votar na rodada final das eleições no sábado.
"Eles tinham febre alta quando foram trazidos. Também pode ter sido devido à insolação. No momento, estamos tratando pelo menos 23 pessoas trazidas do serviço eleitoral", disse a jornalistas R B Kamal, diretor da faculdade de medicina onde os funcionários estão sendo tratados.
LEIA MAIS: Brasil vira o jogo e vence a Itália no tie-break na Liga das Nações Feminina de Vôlei
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).