Presidente ucraniano critica EUA após negarem envio de aviões caças: "Vocês serão responsáveis pela catástrofe"
O Pentágono, no entanto, rejeitou a possibilidade, alertando que o envio das aeronaves para o espaço aéreo contestado pelos russos pode ser “preocupante”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou a pedir nesta quarta-feira (9/3) aos países ocidentais que tomem uma decisão "rápida" sobre a proposta polonesa de enviar caças Mig-29 para ajudar o país a enfrentar a invasão russa- que completa 14 dias hoje.
"Tomem uma decisão o mais rápido possível, enviem seus aviões", pediu o presidente em um vídeo publicado no aplicativo Telegram.
Ontem, a Polônia colocou todos os seus jatos MIG-29 à disposição dos Estados Unidos para serem enviados à Ucrânia. O Pentágono, no entanto, rejeitou a possibilidade, alertando que o envio das aeronaves para o espaço aéreo contestado pelos russos pode ser “preocupanete”.
Segundo o presidente ucraniano, se não for declarada uma zona de exclusão aérea, o Ocidente será responsável pelas mortes de civis. Zelensky afirmou que os Estados Unidos precisam decidir logo sobre o envio das aeronaves, porque “não há tempo”.
“Se estivéssemos nessa situação, tomaríamos a decisão no primeiro dia. Se não fecharem nosso céu, vocês serão responsáveis pela catástrofe. É uma obrigação humanitária do mundo reagir. Agradecemos a Polônia pela disposição para enviar aeronaves. Agora, é uma questão de logística. Há um acordo entre Polônia e Estados Unidos. Mas foi dito em Washington que a proposta da Polônia não é justificada. Quando haverá essa decisão? Não temos tempo. Decidam logo. Não passem a responsabilidade para o outro.”
LEIA MAIS: Polícia Civil prende três em ação nacional contra agressores de mulheres
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.