Papa Francisco faz aparição na Páscoa e pede fim das guerras

A presença do papa, que se recupera de uma pneumonia dupla, foi recebida com aplausos na Páscoa

Por Da Redação.

O Papa Francisco fez uma breve aparição neste domingo de Páscoa, 20 de abril, na Praça de São Pedro, no Vaticano, onde abençoou milhares de fiéis reunidos para a celebração. A presença do pontífice, que se recupera de uma pneumonia dupla, foi recebida com aplausos pelo público.

“Irmãos e irmãs, Feliz Páscoa!”, declarou Francisco, com a voz mais forte, embora ainda demonstrando dificuldades. “Viva il Papa!”, respondeu a multidão.

Aos 88 anos, o papa não celebrou a Missa de Páscoa, responsabilidade que foi assumida pelo cardeal Angelo Comastri, arcipreste aposentado da Basílica de São Pedro. Ao término da missa, no entanto, Francisco apareceu na sacada acima da entrada da basílica por mais de 20 minutos, saudando os fiéis e sendo novamente ovacionado.

+ Páscoa em maternidade na Bahia é marcada por ensaio com bebês

Foto: Instagram/@franciscus

Da sacada, o papa acenou e pediu a um arcebispo do Vaticano que lesse sua mensagem pascal, um apelo global pela paz. O texto mencionou especificamente as situações de conflito em Gaza, Ucrânia, Congo, Mianmar e outras regiões.

“Que o Cristo ressuscitado conceda à Ucrânia, devastada pela guerra, seu dom pascal de paz e encoraje todas as partes envolvidas a buscarem esforços para alcançar uma paz justa e duradoura”, dizia a mensagem. “Neste ano jubilar, que a Páscoa também seja uma ocasião propícia para a libertação de prisioneiros de guerra e prisioneiros políticos.”

A celebração da Páscoa, momento central do calendário cristão que marca a ressurreição de Jesus Cristo, neste ano coincidiu para católicos e cristãos ortodoxos. A data foi marcada ainda pelo anúncio de uma trégua pascal temporária por parte da Rússia na guerra contra a Ucrânia.

Antes da celebração, Francisco teve um breve encontro com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que passava a Páscoa em Roma com a família. De acordo com o Vaticano, a reunião durou apenas alguns minutos e teve como objetivo a troca de cumprimentos pascais.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.