Explosão no Afeganistão em comemoração ao Dia do Jornalista causa uma morte e deixa feridos; cinco jornalistas foram atingidos
A vítima fatal é um agente que fazia a segurança do evento
Ao menos uma pessoa morreu e oito ficaram feridas devido a uma explosão ocorrida na manhã deste sábado (11/3), em um centro cultural de Mazar-i-Sharif, cidade da província de Balkh, no Afeganistão. As informações são da Agência Brasil e da RTP.
As vítimas participavam de um evento alusivo ao Dia Nacional do Jornalista, que, no país, é celebrado hoje. Segundo a polícia local, a explosão aconteceu no exato momento em que um coro de crianças começava a cantar o hino nacional afegão, após um representante do Talibã discursar.
A vítima fatal é um agente que fazia a segurança do evento. Os feridos são cinco jornalistas e três crianças afegãs. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.
A explosão acontece apenas dois dias após o governador de Balkh, Mohammad Dawood Muzammil, ter sido assassinado, vítima de um ataque suicida organizado pelo grupo terrorista Estado Islâmico, que assumiu a autoria do atentado.
Muzammil é um dos mais importantes líderes talibãs a ser assassinado desde que o grupo retomou o poder do Afeganistão, em agosto de 2021, quando as tropas militares norte-americanas deixaram o país.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!