Avião da Embraer que caiu no Cazaquistão pode ter sido alvo de míssil russo
Avião da Azerbaijan Airlines fazia viagem de Baku para Grozny, capital da Chechênia
Um míssil russo pode ter sido a causa da queda do jato comercial da Embraer, de propriedade da Azerbaijan Airlines. O fato aconteceu nesta quarta-feira (25), no Cazaquistão. As condições da rota, os relatos dos passageiros e as imagens internas e externas da aeronave indicam que ela foi impactada por estilhaços de um míssil ou de um drone que foi interceptado.
O acidente com o avião da Azerbaijan Airlines resultou na morte de 38 pessoas. A aeronave, um Embraer 190, estava em voo entre Baku, a capital do Azerbaijão, e Grozny, a capital da república russa da Chechênia, conforme informado pela Azerbaijan Airlines.
No início, tanto a autoridade reguladora da Rússia, que era o destino do voo da Azerbaijan Airlines, quanto a do Azerbaijão informaram que a aeronave havia sido atingida por um grupo de aves.
Sinais indicam que o avião foi atingido antes de sua queda. Além disso, um vídeo filmado por um passageiro dentro da aeronave fornece mais informações. Nele, é possível observar danos internos na região dos bagageiros do E-190, com pelo menos dois sistemas de oxigênio apresentando as máscaras penduradas. Além disso, um painel na parede da cabine também está comprometido.
Entretanto, a prova mais significativa surgiu após o acidente, com fotografias de partes da fuselagem da aeronave. Nessas imagens, é possível observar de forma clara orifícios que correspondem a estilhaços característicos de explosões de mísseis antiaéreos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).