Astronautas retornam à Terra após nove meses na Estação Espacial
Astronautas foram recebidos por um grupo de golfinhos
Por Da Redação.
Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore retornaram à Terra nesta terça-feira (18) após passarem nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS). O pouso ocorreu nas águas do Golfo do México, próximo a Tallahassee, na Flórida, em um procedimento conhecido como amerissagem, que consiste no pouso controlado de uma nave no mar.

Astronautas pousaram nas águas do Golfo do México. Foto: Reprodução / NASA
O retorno da dupla foi transmitido ao vivo pela agência espacial norte-americana, a Nasa, em seu site oficial. Pouco após a chegada da cápsula da SpaceX Dragon Freedom, as equipes de resgate foram surpreendidas por um grupo de golfinhos que se aproximou da nave, atraído pela movimentação no local.
The unplanned welcome crew!
Crew-9 had some surprise visitors after splashing down this afternoon.🐬 pic.twitter.com/yuOxtTsSLV
— NASA's Johnson Space Center (@NASA_Johnson) March 18, 2025
Também estavam na nave os astronautas Nick Hague e o cosmonauta Aleksandr Gorbunov, que haviam chegado à estação espacial no domingo (16) para auxiliar na missão de retorno de Williams e Wilmore.
A dupla havia partido em junho de 2024 para uma missão de oito dias, chamada Crew 9, com o objetivo de testar a microgravidade para a exploração espacial. No entanto, problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, usada para o transporte, prolongaram sua permanência no espaço por nove meses.
A Nasa decidiu antecipar o retorno dos astronautas para esta terça-feira (18) devido às condições climáticas desfavoráveis previstas para o fim da semana nos Estados Unidos.
“Por orientação do presidente Trump, a NASA e a SpaceX trabalharam diligentemente para antecipar o cronograma em um mês. Esta tripulação internacional e nossas equipes em terra abraçaram o desafio da Administração Trump de um plano de missão atualizado e um tanto único, para trazer nossa tripulação de volta. Por meio de preparação, engenhosidade e dedicação, alcançamos grandes coisas juntos para o benefício da humanidade, expandindo os limites do que é possível da órbita baixa da Terra até a Lua e Marte”, declarou a administradora em exercício da Nasa, Janet Petro.
De acordo com a Nasa, os astronautas passarão por exames e análises médicas antes de se reunirem com suas famílias, evento que ocorrerá ainda nesta terça-feira.

Foto: NASA
Com informações do SBT News
LEIA MAIS: Que resenha! Golpista engana idosa dizendo ser astronauta que precisa voltar à Terra
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).