Mundo

Baiano que vive em Tel Aviv, em Israel, fala sobre guerra: 'Os bombardeios não pararam desde sábado'

O primeiro dos seis aviões que o governo brasileiro mobilizou para repatriar cidadãos brasileiros que tentam sair da Palestina ou de Israel devido ao conflito iniciado no fim de semana já está em Roma, na Itália

Por Da Redação

Baiano que vive em Tel Aviv, em Israel, fala sobre guerra: 'Os bombardeios não pararam desde sábado'Créditos da foto: Reprodução/QVP/TV Aratu

No último sábado (7/10), o conflito armado entre Israel e Palestina, que já dura 50 anos, voltou a deixar vítimas no Oriente Médio: desde o início dos ataques, que começaram após o Hamas, um grupo extremista que controla a Faixa de Gaza, atacar Israel, cerca de 1.300 pessoas morreram.


Ao QVP, programa da TV Aratu, o músico baiano Bruno Passy, que mora em Israel há seis anos, falou sobre o sentimento de medo que acomete os moradores de Tel Aviv neste momento. "A gente nunca viu uma situação dessa magnitude aqui. Os bombardeios não pararam desde a manhã de sábado. Felizmente, a gente tem um sistema de defesa relativamente seguro".


Neste momento, Bruno, que é noivo de uma israelense, está na casa da sogra, que fica numa área que ainda não foi atingida pelo grupo extremista.


Confira a entrevista na íntegra:


https://www.youtube.com/watch?v=ABtu125Wtpo

FAB REPATRIA BRASILEIROS


O primeiro dos seis aviões que o governo brasileiro mobilizou para repatriar cidadãos brasileiros que tentam sair da Palestina ou de Israel devido ao conflito iniciado no fim de semana já está em Roma, na Itália.


A aeronave, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30, com capacidade para 230 passageiros, pousou na capital italiana às 7h50 (horário local, 2h50 no horário de Brasília) desta segunda-feira (9), após um voo de 9 horas de duração a partir de Natal, de onde o avião decolou na tarde deste domingo (8).


A expectativa da Força Aérea Brasileira (FAB) é que o avião siga da Itália para Tel Aviv, em Israel, até esta terça-feira (10), a fim de embarcar o primeiro grupo de brasileiros dispostos a retornar ao Brasil.


Um segundo KC-30 e dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, além de duas aeronaves da Presidência da República, com capacidade para transportar até 40 passageiros cada uma, estão preparadas para participar da repatriação dos brasileiros.


O Itamaraty estima que ao menos 30 brasileiros vivam na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e em localidades na zona de conflito. Já em Israel, a embaixada brasileira já tinha reunido, até este domingo, informações de cerca de 1 mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil. A maioria é de turistas que está em Israel.


Nos últimos anos, as Forças Armadas realizaram quatro operações de repatriação, por ar e por terra, na Turquia, na Ucrânia, na China e na Bolívia, com cinco aeronaves e 30 viaturas, que resultaram no resgate de, aproximadamente, 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.


LEIA MAIS: Guerra no Oriente Médio pode aumentar preço do diesel, diz Petrobras


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.