Mundo

Espantoso! Maior 'pedra nos rins' encontrada no mundo tem 800g

Cálculo renal possuía 13,372 cm de comprimento e entrou para o Guinness World Records como maior "pedra nos rins" já encontrada

Por Lucas Pereira

Espantoso! Maior 'pedra nos rins' encontrada no mundo tem 800gdivulgação/Army Sri Lanka
Quem já teve ou possui cálculos renais, popularmente conhecidas como "pedras nos rins", sabe o desconforto e a dor causada pelos cristais formados por minerais e sais ácidos que normalmente tem tamanhos de grãos de arroz. Agora imagine possuir uma "pedra no rim" de 800g, foi isso que médicos do Sri Lanka acharam em um paciente.
Um idoso de 62 anos foi operado no último dia 1º de junho por médicos do Hospital do Exército de Colombo, maior cidade do país asiático. O cálculo possuía 13,372 cm de comprimento e pesava 801g, segundo informações do Exército de Sri Lanka.
Com tais dimensões, o Guinness World Records, plataforma que registra recordes pelo planeta, classificou como o maior cálculo renal registrado no mundo. Os recordes anteriores registrados eram de 13 cm, para maior pedra, e 620g para a mais pesada. Confira:

LEIA MAIS: Altas temperaturas do verão favorecem surgimento de pedras nos rins; saiba como se prevenir
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.