AO VIVO Últimas Notícias
10/09/2021 12h03 | Atualizado em 10/09/2021 12h06

Para evitar “milhões de mortes”, ONU defende diálogo com talibãs; “nosso dever é estender a solidariedade”

Vale lembrar que terça-feira (7/9) os talibãs anunciaram um governo provisório totalmente masculino para o Afeganistão, com veteranos de sua linha dura.

Para evitar Foto: Mark Garten/Onu
Da Redação

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, solicitou nesta quinta-feira (9/9) que a comunidade internacional mantenha diálogo com os talibãs.

O objetivo da comunicação é evitar o colapso econômico no Afeganistão e milhões de mortes.

"É preciso manter um diálogo com os talibãs, no qual afirmamos os nossos princípios de forma direta, no sentido de solidariedade com o povo afegão", disse Guterres em  entrevista à agência de notícias France-Presse.

"Nosso dever é estender a solidariedade a um povo que sofre enormemente, onde milhões e milhões estão em risco de morrer de fome", completou. Ele considerou que não há garantias por ser uma situação imprevisível.

"Os talibãs devem estar envolvidos, para que o Afeganistão não seja um centro de terrorismo, para que mulheres e jovens não percam todos os direitos adquiridos durante o período anterior, para que os diferentes grupos étnicos se sintam representados", argumentou.

Ainda de acordo com Guterres, a ONU quer que o Afeganistão possa ser governado em paz e com estabilidade, com respeito pelos direitos humanos. “É preciso respeito pelos direitos humanos, pelas mulheres e jovens. É preciso que o terrorismo não tenha base no Afeganistão para lançar operações em outros países e é preciso que os talibãs cooperem na luta contra a droga”, reiterou.

Vale lembrar que, na terça-feira (7/9), os talibãs anunciaram um governo provisório totalmente masculino para o Afeganistão, com veteranos de sua linha dura.

LEIA MAIS: Com 14 mortes, Salvador e RMS têm uma quinta-feira violenta; número se assemelha ao dos finais de semana

LEIA MAIS: O amor venceu! Somente 24 horas antes de casar, homem liga pro ex, reata relação e troca de noivo na cerimônia

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação