Rebeca Andrade decide não disputar o Mundial de Jacarta, na Indonésia
'A gente optou por ela não competir este ano', afirma Xico e confirma que a Rebeca Andrade preferiu estender o período sabático, com foco nos compromissos de 2026
Por Da Redação.
Rebeca Andrade, a maior medalhista olímpica do Brasil, estendeu seu período sabático após as Olimpíadas de Paris. A ginasta decidiu focar nos planos para 2026. Aos 26 anos, ela não competirá no Mundial deste ano.
Rebeca, que já havia confirmado 'aposentadoria' no solo, participaria do Mundial de Jacarta, considerado o maior desafio da temporada. No entanto, afirmou que não pretende competir na Indonésia em outubro. Em concordância com a equipe técnica, ela estenderá a pausa para chegar a Los Angeles 2028 com o máximo de performance.
Francisco Paroth, o Xico, técnico de Rebeca, afirmou, em entrevista ao ge, que, "dentro do planejamento da Rebeca, este ano seria mais tranquilo. Ativa, sim, dentro do ginásio, mantendo a preparação física, a proteção articular de todo o corpo, que ela precisa, fisioterapia, tratando dores crônicas que ela carrega — e talvez leve até o fim da carreira na ginástica. É muito sacrifício".
E seguiu “vamos manter esse ‘destreinamento’ ativo, para que ela possa atender a toda a demanda fora do ginásio. Toda a equipe achou que não era o melhor momento para tirá-la desse voo de cruzeiro em que estamos, e que está indo muito bem”.
É comum ginastas medalhistas olímpicas tirarem um ano de descanso depois dos Jogos. Simone Biles é um exemplo recente: não competiu em 2017, após os Jogos do Rio, nem em 2022, após Tóquio. A americana, de 28 anos, novamente está fora das competições, mas deixou aberta a possibilidade de competir em 2028.
“Aí, sim, em 2026, a gente tem compromissos muito importantes. Começa a valer a classificação”, acrescentou Xico.
A atleta compete entre as adultas desde 2015 e, após anos de empenho e conquistas, esta é a primeira vez que entra em um período de descanso. Rebeca não participa de competições desde o Campeonato Brasileiro, em setembro de 2024. Desde então, segue cumprindo compromissos comerciais, participou da premiação do Laureus e viajou pelo mundo.
LEIA MAIS: Vídeo revela que EUA errou em recurso que poderia ter tirado o ouro de Rebeca Andrade
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).