Maratonista mais velho do mundo morre atropelado aos 114 anos

Fauja Singh era reconhecido como o maratonista mais velho do mundo

Por Da Redação.

Aos 114 anos, o indiano Fauja Singh, reconhecido como o maratonista mais velho do mundo, morreu atropelado no último domingo (13). Ele foi atingido por um veículo não identificado enquanto passeava por sua cidade natal, no estado de Punjab, na Índia.

Considerado um símbolo de fé, vitalidade e longevidade, o atleta recebeu diversas homenagens públicas após sua morte.

Foto: Mithrandirthewise/Wikimedia Commons (domínio público)

Segundo a BBC, moradores da aldeia de Beas Pind tentaram socorrer Singh e o levaram ao hospital, mas ele não resistiu aos ferimentos. As autoridades indianas seguem investigando o caso. "Uma busca está em andamento, e o acusado será capturado em breve", afirmou o policial Harvinder Singh à emissora britânica.

Leia também: Motorista morre após colidir veículo com ônibus parado na BA-099

Reconhecimento não oficial do maratonista mais velho do mundo

Apesar da idade avançada e do passaporte britânico que registra seu nascimento em 1º de abril de 1911, Singh não possuía uma certidão de nascimento. Por isso, não foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o maratonista mais velho do mundo. Mesmo assim, era amplamente conhecido por esse título e reverenciado por seus feitos.

Maratonista mais velho do mundo começou a correr aos 89

A trajetória de Fauja Singh se destacou não apenas pela longevidade, mas também pelo início tardio no esporte. Ele só começou a correr aos 89 anos, após uma vida dedicada à agricultura. Conhecido como “tornado de turbante”, estreou nas provas de longa distância em 2000, na Maratona de Londres.

Leia também: Olimpíada de Los Angeles têm calendário provisório divulgado; veja datas

Desde então, acumulou participações e recordes impressionantes. Um dos momentos mais marcantes foi aos 101 anos, quando completou uma prova de 10 quilômetros na Maratona de Hong Kong em 1 hora, 32 minutos e 28 segundos. Em 2012, teve a honra de carregar a tocha olímpica dos Jogos de Londres.

Homenagens e legado do maratonista mais velho do mundo

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, lamentou a morte do atleta e destacou sua influência. "Fauja Singh Ji era extraordinário por sua personalidade única e pela maneira como inspirou os jovens da Índia em um tópico tão importante: o fitness. Ele era um atleta excepcional, com uma determinação incrível. Lamento muito sua morte. Meus pensamentos estão com sua família e inúmeros admiradores ao redor do mundo", escreveu nas redes sociais.

O clube de corrida Sikhs in the City, ao qual Singh era ligado, também prestou homenagem. "Vamos dedicar todos os seus eventos até o Desafio de Aniversário Fauja Singh no domingo, 29 de março de 2026, para celebrar a sua vida de sucesso e conquistas. Vamos duplicar os esforços para angariar fundos para a construção do Clube Fauja Singh na rota em Ilford, onde ele costumava treinar", declarou o grupo.Homenagem ao maratonista mais velho do mundo | Imagem: reprodução/Instagram

Leia mais: Rubens Barrichello mantém liderança da Nascar Brasil após pódio

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.