João Fonseca encerra temporada para tratar de lombalgia após ano histórico
João Fonseca desistiu de competir no ATP 250 de Atenas na próxima semana
Por Juana Castro.
A temporada de 2025 do brasileiro João Fonseca chegou ao fim antes do esperado. O tenista anunciou na quinta-feira (30) que desistiu de participar do ATP 250 de Atenas, na Grécia, que seria seu último torneio do ano. Aos 19 anos, o carioca decidiu interromper o calendário para tratar de uma lombalgia (dores na região lombar).
Recém-campeão do ATP 500 da Basileia, na Suíça, o atual número 28 do mundo em apenas um compromisso agendado: uma partida de exibição contra o espanhol Carlos Alcaraz, líder do ranking da ATP. O jogo será no dia 8 de dezembro, em Miami (Estados Unidos).

João Fonseca e temporada de ascensão meteórica
Fonseca iniciou 2025 com 18 anos, ocupando a 145ª posição do ranking mundial, após vencer o NextGen ATP Finals em dezembro de 2024 — torneio que reúne os melhores tenistas com menos de 20 anos. Logo na primeira semana de janeiro, conquistou o título do Challenger 125 de Camberra, na Austrália, subindo para o 113º lugar no ranking.
O bom momento continuou quando o brasileiro se classificou no qualificatório do Aberto da Austrália e estreou na chave principal de um Grand Slam. Em sua primeira partida, surpreendeu ao derrotar o russo Andrey Rublev, então nono colocado no mundo. Com o resultado, Fonseca entrou no top 100 e se tornou o segundo mais jovem a alcançar tal marca, atrás apenas de Alcaraz.

João Fonseca supera desafios físicos e evita agravar lombalgia
Em fevereiro, o carioca conquistou o ATP 250 de Buenos Aires, seu primeiro título de nível ATP, após quatro vitórias seguidas sobre tenistas argentinos. No mês seguinte, levantou a taça do Challenger de Phoenix, nos Estados Unidos. Em seguida, estreou nos Masters 1000 de Indian Wells e Miami, chegando à terceira rodada neste último.
Em maio, Fonseca disputou Roland Garros como número 65 do mundo e derrotou o polonês Hubert Hurkacz na estreia, parando apenas na terceira rodada. No mês seguinte, brilhou também em Wimbledon, onde novamente alcançou a terceira fase. A sequência intensa de torneios, no entanto, culminou no diagnóstico da lombalgia que agora o afasta das quadras.
João Fonseca encerra 2025 com título histórico
Em setembro, Fonseca, então 45º do ranking, ajudou o Brasil a garantir vaga no qualificatório da Copa Davis 2026, vencendo o grego Stefanos Tsitsipas, ex-top 3 mundial.
Já no último dia 26 de outubro, encerrou a temporada com chave de ouro ao conquistar o título do ATP 500 da Basileia, na Suíça — o maior de sua carreira até agora — que o levou à 28ª posição no ranking mundial.
Na última quarta-feira (29), contudo, deu adeus ao Masters 1000 de Paris após ser derrotado por 2 sets a 1 pelo russo Karen Khachanov.
Mesmo com a pausa forçada para tratar a lombalgia, João Fonseca termina 2025 como o mais jovem integrante do top 30 do mundo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
 Ao vivo
Ao vivo