Baiana de 12 anos será a primeira do estado no Pan-Americano de Beach Tennis
Aos 12 anos, Isabella Carvalho representa a Bahia no Pan-Americano de Beach Tennis
Por Juana Castro.
Isabella Carvalho tem apenas 12 anos, mas já conquistou um grande feito: é a primeira atleta baiana a participar do Pan-Americano de Beach Tennis (BT). Embora matematicamente já ocorra, a lista de convocados para a competição - que será realizada em setembro em Caraguatatuba, São Paulo - foi divulgada nesta quarta-feira (20).
Mesmo sendo número 1 da Bahia e terceiro no ranking nacional na categoria sub-14, Bella – como também é chamada – tem expectativas que vão além do resultado. “Acho que vai ser super legal e divertido fazer novas amizades, conhecer pessoas de outros países”, afirmou em entrevista ao Aratu On.
Exemplo em casa
A jovem começou a praticar esporte ainda criança, aos 4 anos, com incentivo dos pais, Ricardo Carvalho e Priscilla Cavalcanti. Começou no tênis, mas se encantou pelo Beach Tennis há aproximadamente três anos. “Vi meus pais jogando, fui testar o esporte, numa aula com eles, e me apaixonei”, contou Isabella.
Bella disse, ainda, que já ingressou marcada a competir, e a primeira disputa "à vera" foi em uma etapa do campeonato baiano da modalidade. “Perdi para os meus favoritos, mas tive uma desenvoltura muito boa e conheci dupla, Rafaela Uzeda”, explicou.
A parceira dos jogos a nível nacional, no entanto, é Malu Belari.
Com planos de começar o quanto antes na categoria amadora A - considerada a de maior nível técnico para jogadores amadores -, Isabella não esconde o desejo de evoluir no esporte e chegar a grandes marcas ainda na juventude. Inspirando-se a paranaense Vitória Marchezini, que aos 19 anos já é número 1 do ranking brasileiro da BT e terceira entre as melhores atletas da Federação Internacional de Tênis (ITF), Bella revela:
“Tenho uma expectativa muito grande de chegar ao top 10 do mundo”.
Sobre o Pan-Americano de Beach Tennis 2025
Em junho deste ano, a cidade de Caraguatatuba foi confirmada como sede oficial do Pan-Americano de Beach Tennis. A competição vai reunir atletas de 22 países entre os dias 25 e 28 de setembro, com disputas válidas por pontos nos rankings internacionais.
A Seleção Brasileira, que foi campeã da última edição, em Aruba, agora busca repetir o feito dentro de casa.
O que é Beach Tennis?
O beach tennis é um esporte de raquete que combina elementos de tênis, voleibol de praia e badminton. Surgiu na Itália nos anos 1970 e, a partir da década de 1990, ganhou regulamentação oficial.
- A quadra mede 16m × 8m para duplas, com rede a aproximadamente 1,7 m de altura. Para simples (menos comuns), a largura fica em torno de 4,5m;
- A raquete é sólida, sem cordas, feita de materiais como fibra de carbono ou compósitos com tamanho de até 50cm × 26cm × 38mm;
- Bola: semelhante ao tênis, mas com pressão reduzida (Type 2 ou Stage 2, conforme ITF), adequada para jogos na areia.
Pontuação do Beach Tennis
A pontuação segue o sistema 15-30-40-game como no tênis tradicional, mas utiliza no-ad (sem vantagem) - no empate em 40-40, o ponto decisivo define o game. Conjuntos vão até 6 jogos com diferença de dois; no caso de 6-6, joga-se o tie-break .
Categorias do Beach Tennis
Por idade: Juvenil (Sub-14 e Sub-18), Adulto (Open – 18 a 39 anos) e Masters (40+, 50+, 60+);
Por formato: Simples (1x1), Duplas (2x2) e Duplas mistas (um homem e uma mulher por equipe).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).