Política

Ipespe: Lula tem diferença para Bolsonaro diminuída, mas segue na liderança e venceria todos no 2º turno; confira números

De acordo com os números divulgados, o petista segue com 43% das intenções de voto na pesquisa estimulada e oscila de 35% para 36% na espontânea. O petista também venceria qualquer candidato em um eventual segundo turno.

Por Da Redação

Ipespe: Lula tem diferença para Bolsonaro diminuída, mas segue na liderança e venceria todos no 2º turno; confira númerosredes sociais / @lulaoficial/ @jairmessiasbolsonaro

Faltam pouco menos de sete meses para as eleições gerais no Brasil. No entanto, a 'disputa' prévia pela presidência segue dando o que falar. Pesquisa divulgada, na manhã desta sexta-feira (11/3), pelo Instituto de Pesquisas, Sociais, Politicas e Economicas (Ipespe) confirma, mais uma vez, a liderança do ex-presidente Lula (PT).


LEIA MAIS: Sociólogo diz que pesquisas eleitorais a sete meses do pleito são "retratos do momento" e mobilizam "militância"


De acordo com os números, o petista segue com 43% das intenções de voto na pesquisa estimulada e oscila de 35% para 36% na espontânea. O petista também venceria qualquer candidato em um eventual segundo turno.


Na vice liderança segue o presidente Jair Bolsonaro (PL), que conseguiu reduzir um pouco mais a diferença para Lula. Agora, são 15 pontos percentuais. Na primeira Ipespe do ano, o saldo de diferença era de 20 pontos. 


Na sondagem desta sexta, Bolsonaro somou 28%, uma oscilação de 2 pontos percentuais em relação ao último levantamento, quando tinha 26%. Na espontânea, o ex-capitão chegou a 26%, um ponto acima da última pesquisa.


Os resultados mostram também que Ciro Gomes (PDT) voltou a ocupar o terceiro lugar empatado com Sergio Moro (Podemos). Os dois candidatos são o que melhor desempenham na chamada terceira via, mas com 8% ainda estão distantes dos primeiros colocados.


João Doria (PSDB) tem os mesmos 3% da última pesquisa. André Janones (Avante), Eduardo Leite (PSDB) e Simone Tebet (MDB) também mantiveram o desempenho, com 1% para cada. Felipe D’avila (Novo) e Alessandro Vieira (Cidadania) não pontuaram.


SEGUNDO TURNO


No segundo turno, Lula derrotaria qualquer candidato em uma eventual disputa. Contra Bolsonaro, o mais provável adversário segundo a pesquisa, o ex-presidente venceria por 53% a 33%, oscilação dentro da margem de erro.


Nas demais disputas, Lula amplia a vantagem, vencendo as disputas com uma diferença que supera os 20 pontos percentuais. Contra Moro, somaria 51% a 30%; contra Ciro, 50% a 25%; contra Leite, 55% a 17%; e contra Doria, 53% a 18%.


Já Bolsonaro venceria apenas Eduardo Leite, de acordo com o novo levantamento. O gaúcho, segundo as sondagens, teria apenas 35% contra 40% do atual presidente caso chegassem ao segundo turno.


Bolsonaro também registra um empate com Moro em um eventual segundo turno, com 33% para cada. Doria somaria 38% e Bolsonaro 37%. Na disputa com Ciro, o pedetista teria 47% e o ex-capitão apenas 36%.


A pesquisa foi realizada pelo instituto entre os dias 7 e 9 de março e contou com mil entrevistas por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.