Deputado baiano propõe criação do Dia Estadual do Reggae; confira detalhes
Ao justificar a proposta, Bira Corôa contou que o reggae é um gênero musical desenvolvido originalmente na Jamaica do fim da década de 1960
Muito mais que um ritmo musical, o reggae tem um forte apelo com a espiritualidade ancestral africana. Isso levou o deputado Bira Corôa Lula (PT) a apresentar projeto de lei para criar o Dia Estadual do Reggae, a ser comemorado no dia 11 de maio.
A proposição, já protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), foi subscrita pelos deputados Jacó da Silva (PT), Olivia Santana (PCdoB) e Fabíola Mansur (PSB).
O dia 11 de maio, destaca o petista, marca o aniversário de morte de Bob Marley, o maior ídolo do ritmo, e também já é comemorado o Dia Nacional do Reggae.
Ao justificar a proposta, Bira Corôa contou que o reggae é um gênero musical desenvolvido originalmente na Jamaica do fim da década de 1960. “Tem como marca essencial a crítica social, embalados por temas contra as desigualdades, o preconceito, o racismo, a fome, entre outros movimentos de luta e resistência social”, pontuou o petista, no documento.
Bira lembrou ainda que o ritmo jamaicano está presente na forte ligação/inspiração com Vossa Majestade Imperial Haile Selassie I - Ras Tafari I. A essência musical do Reggae, acrescentou ele, propõe um resgate dos princípios e valores que nos mantém ligados a uma perspectiva positiva sobre a vida.
“A instituição do dia Estadual do Reggae tem por objetivo ressaltar os valores culturais, artísticos e musicais da maioria da população baiana, a população negra, que tem no Reggae seu grito contra a opressão”, concluiu o parlamentar.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.