Política

Bruno Reis quer remanejar diretoria de proteção aos animais para secretaria comandada por vereada licenciada

A Secis, comandada por Marcelle Moraes (União) deve incluir atribuições de cuidados aos animais, hoje de responsabilidade da Saúde (SMS)

Por Matheus Caldas

Bruno Reis quer remanejar diretoria de proteção aos animais para secretaria comandada por vereada licenciadaValdemiro Lopes / CMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), enviou à Câmara de Salvador o projeto de minirreforma do secretariado, cujo texto propõe mudanças sensíveis na estrutura organizacional do Palácio Thomé de Souza. A principal mudança pode beneficiar a secretaria comandada por Marcelle Moraes: a de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).


A Secis, comandada pela vereadora licencia do União Brasil deve incluir atribuições de cuidados aos animais – bandeira defendida pela secretária – e, diante disto, se transformará na e Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal, mantendo a sigla Secis.


Desta maneira, as ações de proteção aos animais são remanejadas da Saúde (SMS) para a Secis. São elas: as competências e atividades relacionadas à proteção e defesa dos animais domésticos, no que concerne ao regular desempenho das competências do município de Salvador; o Conselho Municipal de Bem-Estar, Proteção e Defesa dos Animais; cargos comissionados de diretor-geral e coordenador para atender às novas autarquias de proteção aos animais – Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal e Coordenadoria de Promoção à Saúde Animal.


Na proposta, Bruno Reis também pretende criar 10 novos cargos de diretor de Prefeituras-Bairro. O chefe do Executivo soteropolitano ainda propôs a mudança de nome do Gabinete do vice-prefeito para Gabinete da Vice-Prefeitura (GABVP). Atualmente, a vice da cidade é Ana Paula Matos (PDT).


Agora, a proposta será analisada pelos vereadores. A tendência é que, na próxima semana, o Legislativo soteropolitano entre em recesso após votação da Lei Orçamentária Anual da cidade para 2023. 


QUEM É MARCELLE

A vereadora licenciada ganhou notabilidade ao se lançar na carreira política sob apadrinhamento do seu irmão, o ex-deputado estadual Marcell Moraes. Ambos se tornaram famosos ao utilizar a pauta de proteção animal para angariar capital político.


Atualmente, eles romperam politicamente. Marcell, inclusive, apoiou a candidatura e Carol dos Animais (Solidariedade) à Assembleia Legislativa (AL-BA). Após não conseguir viabilizar uma vaga de Carol ao Legislativo estadual, Marcell chamou de ingrata e acusou ela de agir “de maneira covarde”. 


Marcell teve o mandato de deputado cassado em 2020 pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico. A Corte entendeu que ele fez campanha ainda na fase pré-eleitoral ao promover ações de vacinação e castração de animais, em muitos casos de graça, em várias partes do estado, que eram associadas diretamente a sua imagem, em clara desvantagem aos candidatos que disputaram o pleito.  O caso aconteceu em 2018.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.