Especiais

Direita x Esquerda: você ainda têm dúvidas sobre o que significam esses termos dentro da política? O Aratu On explica pra você

Dentro da política, os termos caracterizam comportamentos sociais e estruturas econômicas, e surgiram de uma maneira que muita gente desconhece. 

Por Cássia Carolina

Direita x Esquerda: você ainda têm dúvidas sobre o que significam esses termos dentro da política? O Aratu On explica pra você ilustrativa

Mais um ano eleitoral está chegando. Em 2022, milhões de brasileiros e brasileiras terão que ir às urnas para escolher senadores, governadores, deputados e um presidente. Desde já, o debate sobre políticos de direita e políticos de esquerda começam a tomar conta das redes sociais. 


Muita gente ainda acha que a direita é a “situação”, ou seja, os governantes que estão no poder; e a esquerda a “oposição”, aqueles que são contra àqueles que governam. Mas, na verdade, dentro da política, os termos caracterizam comportamentos sociais e estruturas econômicas, e surgiram de uma maneira que alguns desconhecem. 



Em 1789, ocorreu a Assembleia Nacional Constituinte na Revolução Francesa, um movimento político que discutia, entre outras pautas, o fim ou não da monarquia. Foi a partir daí que surgiram os termos direita e esquerda, e tudo começou com o uso das cadeiras.


De acordo com a BBC Brasil, o debate da assembleia era formado tanto por apoiadores da Coroa, como por revolucionários que pediam o fim da monarquia. À direita da sala, se sentaram os mais conservadores; aqueles que defendiam a conservação do poderdo rei. Eles eram a favor da instalação de uma monarquia constitucional na França, como ocorre na monarquia inglesa.


Do lado esquerdo, se sentaram os revolucionários. Aqueles que pediam por mudanças radicais e o fim do poder absoluto da monarquia. De acordo com registros do Senado Francês, a votação daquele dia foi vencida por membros da esquerda, o que acabaria marcando o curso da Revolução da Francesa, com o fim da monarquia.


Não demorou muito para que essa "divisão" instalada no debate, se infiltrasse também na política. Pierre Brechon, cientista político francês e professor emérito de ciência política na Universidade Sciences Po, explicou que os termos se popularizam devido à sua simplicidade.


"O pensamento tem esse aspecto dicotômico e para entender, pelo menos num primeiro momento, precisamos de coisas simples. Poderíamos ter encontrado outros termos que poderiam ter se espalhado pelo mundo, mas o importante é que era preciso um vocabulário simples (...). E nas discussões políticas, direita e esquerda são simples referências" disse, em entrevista à BBC Mundo.



VISÃO E ECONOMIA


Os termos direita e esquerda, que antes eram usados apenas por políticos, acabaram por se espalhar no mundo ocidental. Inicialmente, os termos eram usados para caracterizar comportamentos opostos dentro da política, sendo a direita a favor de um comportamento conservador, e a esquerda, com uma visão mais progressista. 


Dentro da visão social, ser de esquerda significaria ser a favor da igualdade social, da participação popular e do bem-estar coletivo. Já a direita, representaria uma visão conservadora, ligada a um comportamento tradicional e ao bem-estar individual. 


Com o tempo, a divisão também avançou para a economia, com a direita a favor do mercado liberal, e a esquerda, a favor de um mercado regulado. Atualmente, a direita também se coloca a favor de um estado mínimo, ou seja, com a menor intervenção possível dos poderes públicos, e a esquerda, de um estado regulado, ou estado máximo, onde os agentes de todos os setores atuam de forma incisiva. 


Embora essas características sejam usadas para definir os dois termos, hoje em dia, a discussão é ainda mais ampla, envolvendo questões como direitos de LGBTs, legalização do aborto, reforma agrária, separação entre Estado e religião, e outras. 


CENTRO


Mais de dois séculos após o surgimento da direita e esquerda, outro aspecto político começou a ser discutido: o centro. Na teoria, esse termo prega mais tolerância e equilíbrio na sociedade. O centro também se tornou uma opção para quem não se encaixa na divisão direita x esquerda, ao apoiar ideias de ambos os lados. 


LEIA MAIS: A vacina falhou no caso Tarcísio Meira? O Aratu On explica que não é bem assim


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.