Presidente da CPI da Covid pede que MPF avalie se Wajngarten cometeu crime de falso testemunho

Na ocasião, Omar também falou que a prisão seria o "menor dos castigos" que Wajngarten sofreria. Depois, disse que "justiça" são duas doses de vacina para cada brasileiro.

Por Da Redação.

Presidente da CPI da Covid pede que MPF avalie se Wajngarten cometeu crime de falso testemunhoreprodução/Twitter

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), informou, nesta quarta-feira (12/5), que enviará o depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, ao Ministério Público Federal (MPF), para que este avalie se foi cometido crime de falso testemunho.

LEIA MAIS: Revista divulga áudio desmentindo Wajngarten; ex-secretário alega "incompetência" do Ministério da Saúde

Wajngarten chegou a sofrer ameaça de prisão durante a reunião desta quarta-feira da CPI, na qual prestou depoimento, porque os senadores consideraram que ele mentiu (na condição de testemunha, quem depõe assume o compromisso de dizer a verdade). O pedido de prisão provocou uma discussão entre Renan Calheiros (MDB-AL) e Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ), que chamou o primeiro, relator da CPI,  de "vagabundo".

O envio do depoimento de Wajngarten para avaliação do MPF se deu após um pedido do senador Humberto Costa (PT-PE).

"É importante que o Ministério Público averigue se o depoente infringiu o Código Penal, oferecendo a esta Comissão Parlamentar de Inquérito falso testemunho ou falsa perícia", disse Omar Aziz em despacho lido durante a reunião desta quarta.

Na ocasião, Omar também falou que a prisão seria o "menor dos castigos" que Wajngarten sofreria. "Quero falar, olhando nos olhos do senhor, que a prisão seria o menor dos castigos. [...] Você não agradou a ninguém, hoje. Você entregou um documento que ninguém teria. Você vai sofrer. A experiência que eu tenho de vida, é que a ela machuca a gente. A prisão não seria nada mais terrível do que você perder a credibilidade, a confiança e o legado que você construiu até hoje”, declarou.

Depois, disse que "justiça" são duas doses de vacina para cada brasileiro.

CONFIRA

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.