Nigeriano viraliza ao provar acarajé em Salvador: 'Comia na infância'

Influencer nigeriano Jamal Capable lembrou sabores da infância ao comer acarajé em Salvador, Bahia

Por Juana Castro.

Um vídeo do influenciador nigeriano Jamal Capable viralizou nas redes sociais após ele compartilhar a emoção ao provar o acarajé em Salvador. A experiência culinária tocou profundamente o criador de conteúdo, que associou o prato à sua infância e juventude na Nigéria, especialmente por ele ser do povo yorubá, cuja cultura tem forte presença na Bahia.

No primeiro vídeo, publicado no dia 22 de junho, Jamal aparece surpreso ao encontrar a iguaria que se assemelha ao “akara elepo”, bolinho de feijão frito típico de seu país. “Eu encontrei o akara nigeriano na Bahia, Brasil. Eles chamam de acarajé”, escreveu na legenda.

Influencer nigeriano Jamal Capable comeu acarajé em Salvador, Bahia | Imagens: reprodução/redes sociais

Na gravação, ele descreve a experiência como uma das mais impactantes de suas viagens: “Esse é o maior choque da minha trajetória como viajante nigeriano, assim como yorubá. Você não consegue imaginar ver isso. Isso é 'akara elepo'. A última vez que comi foi talvez há duas décadas, quando eu era bem pequeno e minha avó fazia akara ou a gente comprava na rua. Não lembro a última vez que comi isso.”

Leia também: Lugares que vendem os melhores acarajés de Salvador; veja lista

Encantado com os sabores, ele comenta os detalhes do prato: “Estou no Brasil, Bahia, pra ser exato, e eles estão fazendo acarajé fresco. Isso é insano. É tão empolgante. Nunca vi algo assim em minhas viagens até agora. Eles colocam camarão dentro, pimenta por cima…”

Jamal ainda brinca sobre o sabor do prato: “Isso é moi moi [ou moin moin, prato semelhante ao abará]. Eu sei que não é, mas tem um gosto ótimo. Quando você me vê mordendo isso e tendo essa reação, prometo que é real. Estava tão gostoso que eu não via a hora de voltar pra Bahia, Brasil, só pra comer 'akara'. É por isso que eu nunca posso ser pobre, de verdade.”

Veja abaixo:

Influencer nigeriano lembra de sabores da infância ao comer acarajé

Em um segundo vídeo, postado no dia 3 de julho, o influenciador reforça a emoção de encontrar sabores familiares em outro continente: “Estou na Bahia, Brasil, agora, e é louco que eles têm todas as coisas que eu comia quando estava crescendo - moi moi, acarajé, cocada. Eu cresci comendo essa cocada. É tão doce… Eles têm tudo que eu tinha na infância. Olha só.”

As imagens mostram Jamal observando o preparo do acarajé pelas baianas no tabuleiro. “Isso é tão bom”, completa. 

Entre tradição e modismo: 'Ovojé' reacende debate sobre o acarajé
Banho de Bahia: startup transforma dendê utilizado por baianas de acarajé em sabonetes

O vídeo repercutiu principalmente entre brasileiros e nigerianos, que celebraram a conexão entre as duas culturas por meio da comida. "Nada deixa um brasileiro mais feliz do que ver alguém aproveitando a comida 💚💛 que bom que você encontrou um pedaço de casa aqui, meu irmão", escreveu um seguidor. "Brasileiros e nigerianos, nós somos família", disse outro.

Confira:

Influencer nigeriano Jamal Capable curte Pelourinho

Jamal Capable, influencer nigeriano, no Pelourinho | Imagens: reprodução/redes sociais (@jamalcapable)

Jamal também aproveitou a passagem por Salvador para visitar o Pelourinho, Centro Histórico. "Isso não é Nigéria ou África", escreveu em vídeo publicado na última segunda-feira (14). Nas imagens, ele aparece dançando, tocando percussão, abraçando uma baiana e sentado em um bar.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.