Morre Ieda Vargas, primeira Miss Universo brasileira, aos 80 anos
O corpo da primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, será velado nesta terça-feira (23)
Por Rosana Bomfim.
Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, morreu na segunda-feira (22), aos 80 anos, em Gramado, na Serra Gaúcha. A causa da morte não foi divulgada pela família.
Natural do Rio Grande do Sul, Ieda Maria Vargas entrou para a história em 21 de julho de 1963, ao vencer o concurso Miss Universo, realizado em Miami, nos Estados Unidos. A conquista foi inédita para o Brasil e projetou o nome do país no cenário internacional dos concursos de beleza.

O corpo de Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, será velado nesta terça-feira (23), a partir das 10h, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre.
A informação foi confirmada pela filha, Fernanda Vargas. Em comunicado, a família lamentou a perda e prestou homenagem à trajetória de Ieda. “Estamos profundamente tristes com sua partida, mas confortados na certeza de que agora ela descansa na Casa do Pai, em paz, envolta pelo amor de Deus”, diz a nota.
Na volta ao Brasil, Ieda foi recebida pelo então presidente João Goulart, em Brasília, e participou de desfiles comemorativos, incluindo um em carro do Corpo de Bombeiros. Multidões também celebraram sua vitória em cidades como Belém, Rio de Janeiro e Porto Alegre, onde nasceu.
Ao longo dos anos, Ieda Maria Vargas consolidou-se como um dos grandes nomes da história gaúcha, sendo reconhecida entre os “20 Gaúchos que Marcaram o Século 20”, em votação popular. Sua trajetória tornou-se referência para diferentes gerações.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), destacou a importância da ex-miss. “Levou o nome do Rio Grande do Sul ao mundo. Também reconhecida entre os ‘20 Gaúchos que Marcaram o Século 20’, sua trajetória permanece como referência para várias gerações”, escreveu em rede social.
Em nova manifestação, a família agradeceu as mensagens de apoio recebidas: “Neste momento de imensa dor, agradecemos todas as manifestações de carinho, respeito e solidariedade. Ieda foi uma mulher de luz, que marcou a história e a vida de muitas pessoas, deixando um legado de amor, alegria e inspiração”.
LEIA MAIS: Guerreiro sobre show de Gil em prol do Teatro Gamboa: 'Talvez resolva o problema'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).