Estátua de São Pedro viraliza nas redes sociais: 'O peixe e o cacetinho'
Na internet, algumas pessoas consideraram "sugestiva" a estátua de São Pedro
Por Da redação.
Uma estátua de São Pedro instalada no trevo de acesso ao município de São Pedro do Sul, no Rio Grande do Sul, ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias e provocou reações diversas entre internautas e moradores. A obra retrata o apóstolo sentado, segurando um peixe, mas acabou viralizando por conta da interpretação "fálica" feita por algumas pessoas na internet. Veja abaixo:

A escultura representa o padroeiro dos pescadores, conhecido na tradição católica também como o “Santo da Chuva”, e foi concebida para recepcionar quem chega à cidade, tornando-se um dos símbolos locais. Embora tenha sido produzida em 2022, o monumento viralizou nos últimos dias, nas redes sociais.
Produzida em 2022 pelo artista Rossini Rodrigues, natural de São Borja, em parceria com Mauro Arami Flores Favero, a obra foi incorporada a um barco que já estava instalado no local há mais de três décadas.
Nas redes, os comentários foram diversos: "Imagina São Pedro vendo isso do céu"; "Que peixe é esse? Pacu?"; "Não é possível que ninguém achou minimamente estranho na horar de colocar essa estátua nessa posição e segurando um peixe assim".
Em reprodução da imagem no Instagram, um usuário comentou: "Já está segurando o peixe e o cacetinho”.
São Pedro é conhecido como Santo das Viúvas
No calendário cristão, 29 de junho é dia dedicado a São Pedro, um dos apóstolos mais próximos de Jesus e figura central na fundação da Igreja. Conhecido por ser o “porteiro do céu”, São Pedro também é popularmente lembrado como o 'Santo das Viúvas'.
Mas de onde vem essa ligação entre o primeiro papa da história e as mulheres que perderam seus maridos?
Conexão construída na fé e tradição
A associação de São Pedro às viúvas não tem uma origem única ou oficial nos textos bíblicos, mas está enraizada em tradições populares, especialmente no interior do Brasil.
Segundo estudiosos da religiosidade popular, a imagem de São Pedro como intercessor das viúvas surgiu por dois caminhos principais: seu papel de liderança espiritual e seu suposto estado civil. Em algumas interpretações históricas, acredita-se que Pedro foi casado.

Conversando com a nossa reportagem, o historiador Rodrigo Lopes disse que a conexão entre São Pedro e viúvas se dá pela sua própria condição de viúvo. O professor ressaltou que na Bíblia não há referência à esposa dele, mas faz menção à sogra.
'Então, as pessoas chegaram à conclusão de que a esposa dele não era viva e ele era viúvo', considerou Lopes, destacando que em uma passagem bíblica há relato de que Jesus vai na casa de Pedro e encontra sua sogra enferma.
'Jesus cura a sogra dele, mas não tem referência à esposa, então chegou-se à a conclusão que ele deveria ser viúvo e, por isso, a tradição oral relacionou São Pedro como padroeiro de viúvos e viúvas', explicou Lopes.
O historiador Roberto Pessoa comunga da mesma explicação e acrescentou que Pedro, antes chamado de Simão, e filho de Jonas, foi casado com Perpétua, uma uma moça da Galileia.
'Não é uma comprovação tão sólida, porque a Bíblia não relatou isso, mas é um relato dos livros de história lá da Galileia, que ele foi casado com Perpétua e ficou viúvo', informou Pessoa. No entanto, conforme o historiador, quando Jesus conheceu Pedro, como pescador, ele já estaria sem a sua companheira.
Além da conexão com as viúvas, São Pedro representa autoridade e acolhimento espiritual. Ele é o responsável por 'guardar as chaves do céu' e, segundo a tradição popular, decide quem entra ou não no paraíso.
Para muitas viúvas, especialmente em tempos passados, esse simbolismo era reconfortante: a ideia de que um santo viúvo poderia interceder por elas e, eventualmente, pelos maridos falecidos.
Em tempo: festa de São Pedro
No período junino, o Dia de São Pedro, mesmo sendo no final do mês, ainda rende muitas comemorações, com festas religiosas, mas também com grandes shows, principalmente nas cidades do interior da Bahia.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).