Dia do irmão: conheça mais sobre origem e curiosidades desta data
Celebrado em diferentes datas pelo mundo, o Dia do Irmão é comemorado dia 5 de setembro no Brasil
Por Rosana Bomfim.
O Dia do Irmão é uma data comemorada em diferentes dias ao redor do mundo, mas com o mesmo objetivo: celebrar o vínculo fraterno, o afeto e a união entre aqueles que têm "o mesmo sangue".
Aqui no Brasil, o Dia do Irmão é celebrado em 5 de setembro. A data foi escolhida por estar associada à memória de Santa Teresa de Calcutá (Madre Teresa), conhecida como um exemplo de fraternidade, cuidado e amor ao próximo.
Por isso, tornou-se um momento simbólico para lembrar a importância do respeito e da convivência entre irmãos de sangue, mas também daqueles que consideramos irmãos de coração.
Dia do irmão em outros países
O Dia do Irmão não é celebrado na mesma data em todos os países, mas várias nações têm uma data para homenagear os laços fraternos. Veja alguns exemplos:
• Estados Unidos: 10 de abril (National Siblings Day), criado por Claudia Evart em 1995, em homenagem aos irmãos que perdeu.
• Portugal: 31 de maio (Dia dos Irmãos), promovido pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação para reforçar a ideia de solidariedade.
• Índia: não tem um “Dia do Irmão” exatamente, mas celebra o Raksha Bandhan (data móvel em agosto), quando as irmãs amarram uma pulseira no pulso dos irmãos em sinal de proteção e carinho.
• Argentina: 4 de março (Día del Hermano).
• Paraguai: 5 de setembro, mesma data que o Brasil.
• Peru: segundo sábado de junho.
Ou seja, cada país define de acordo com sua cultura ou inspiração religiosa/social.
LEIA MAIS: Escondidinho é eleito um dos melhores pratos do mundo
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).