Professores decidem pelo fim da greve na UFRB

A assembleia, realizada no campus de Santo Antônio de Jesus, definiu o retorno das atividades universitárias para a próxima quarta-feira (26/6)

Por Matheus Caldas.

Professores decidem pelo fim da greve na UFRB
O fim da greve dos professores na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi decidido em votação realizada pela Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) na manhã desta terça-feira (18/6). A assembleia, realizada no campus de Santo Antônio de Jesus, definiu o retorno das atividades universitárias para a próxima quarta-feira (26/6). Contudo, o reinício das aulas está condicionado à atualização do calendário acadêmico, cuja divulgação está prevista para a próxima semana. A paralisação teve início há mais de um mês e envolveu mais de 60 instituições federais de ensino superior (IFES). O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) projetou o encerramento unificado da greve nacional até o dia 5 de julho, com prazos variáveis conforme as decisões de cada grupo de professores. Entre as demandas dos grevistas estão a recomposição do orçamento das universidades e institutos federais, além de um novo reajuste salarial docente, que tem apresentado reduções desde 2016. Em 2023, os docentes receberam um aumento de 9% em seus salários. Na UFRB, as negociações resultaram em conquistas parciais. Em relação ao reajuste, a proposta aprovada prevê 9% em 2025 e 3,2% em 2026, sem reajuste para este ano. Também está prevista a revogação de portarias e decisões dos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, além da implementação do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC) da Educação, que inclui um investimento de R$ 5,5 bilhões, com R$ 800 milhões destinados à recomposição orçamentária. No entanto, os campi de Santo Amaro e Feira de Santana não foram contemplados nos planos do PAC, o que levanta preocupações significativas em relação às bolsas de pesquisa, muitas das quais foram revogadas devido à perda de prazos. LEIA MAIS: Assembleia dos professores da Ufba aprova ‘indicativo de fim de greve’ para o dia 26 Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.