Interior

Terreiro de Candomblé em Ilhéus busca apoio para reconstrução de represa

A Represa de Mãe Oxum foi afetada com as fortes chuvas na região, nos últimos dois anos

Por Juana Castro

Terreiro de Candomblé em Ilhéus busca apoio para reconstrução de represaCréditos da foto: Divulgação/Paulo Ferreira

Situado em Ilhéus, na Bahia, o terreiro de candomblé Ilê Axé Odé Omopondá Aladê Ijexá, por meio da sua associação mantenedora e representação legal, a Amata, está promovendo uma campanha de mobilização em prol da reconstrução da Represa de Mãe Oxum, localizada nas terras do terreiro.


Após o rompimento da estrutura em abril, devido a uma série de fortes chuvas na região nos últimos dois anos, a comunidade busca arrecadar recursos para a reconstrução da represa, estimada em cerca de R$ 40 mil.



Além de ser um terreiro de candomblé, o espaço também é uma entidade civil de cunho sociocultural, que desenvolve uma série de atividades comunitárias no bairro do Banco da Vitória, com foco no fortalecimento da identidade e da cultura afrodescendente. A liderança é da yalorixá, atriz e ativista cultural Iyá Darabi, conhecida no mundo civil como Alba Cristina.


“A represa é um espaço vital dentro do terreiro e a sua existência tem múltipla importância para a comunidade, tanto para as atividades cotidianas quanto do ponto de vista espiritual. As águas doces representam a materialização da orixá Oxum, manifestando sua energia de cuidado, cura, fertilidade, prosperidade e beleza para o benefício de todas as pessoas”, afirma Iyá Darabi.


Artistas de todo o Brasil, como Jackson Costa, Carlos Betão, Lyu Arisson, Juliana Ribeiro, Negra Jho, Del Feliz, entre outros, uniram-se em apoio à campanha.


Para contribuir com os custos de material e mão de obra necessários para a reconstrução, basta acessar o link da Vakinha online. Também é possível acompanhar o progresso da campanha, assim como outras formas de contribuição, no perfil da Amata no Instagram.



Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.