Interior

Quase 240 mil unidades de fogos de artifício impróprios para consumo são apreendidas na Bahia

Por Da Redação

Quase 240 mil unidades de fogos de artifício impróprios para consumo são apreendidas na BahiaA Operação Girândula tem o objetivo de combater o comércio irregular de fogos de artifício. Foto: Divulgação | DEIC/Decon

Foi realizada nos dias 26 e 27 de dezembro a Operação Girândula, com o objetivo de combater o comércio irregular de fogos de artifício. A ação aconteceu na BR 101, entre os municípios de Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu e Cruz das Almas.


Três empresas realizavam a venda do material de forma irregular. Foi identificado que elas estavam exercendo a atividade de forma clandestina e vendendo fogos fora do prazo de validade. Além disso, existiam produtos sem as especificações técnicas, como ausência de rótulo, data de fabricação e origem.


Foram encontrados também fogos artesanais comercializados de forma ilegal. No total, foram apreendidas 239 mil unidades de fogos de artifício impróprios para o consumo.


As ações foram realizadas por equipes da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) em conjunto com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON)


Os responsáveis responderão pelo crime de comercializar mercadoria imprópria para consumo e os estabelecimentos foram autuados administrativamente pela CFPC e pelo PROCON. Já o material irregular foi apreendido e serão periciados. 


Equipes da Decon e Procon participaram da ação. Foto: Divulgação


Legislação


Durante a Operação Girândula, foi exigida pela CFPC a documentação para a venda temporária ou permanente de fogos de artifício, nos termos da Lei de Taxas nº 11.631/2009.


Dessa forma, os comerciantes irão se regularizar no ramo desta atividade quanto a sua responsabilidade com a saúde pública e evitarão acidentes com a utilização de pólvora em produtos artesanais. 


LEIA MAIS: Policiais militares apreendem mais de 13 kg de drogas em Feira de Santana


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.