Interior

Governo federal reconhece situação de emergência por estiagem em duas cidades baianas

Ribeira do Pombal, também no estado, está em situação de emergência por conta das chuvas intensas

Por Da Redação

Governo federal reconhece situação de emergência por estiagem em duas cidades baianasCréditos da foto: Ilustrativa/Pexels

O governo federal reconheceu situação de emergência em 21 municípios por causa de estiagem, em um devido à seca e em outros dois em decorrência de chuvas intensas. Todos são da região Nordeste, com dois na Bahia: Coronel São João Sá e Rio do Antônio. Ribeira do Pombal, também no interior estado, está em situação de emergência por conta das chuvas intensas que atingem a região.


A portaria com o reconhecimento, assinada por Wolnei Barreiros, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, entrou em vigor nesta quinta-feira (25/7), com a publicação no Diário Oficial da União.


O reconhecimento pelo governo da situação de emergência permite ao município solicitar auxílio federal nas ações de resposta e reconstrução diante do desastre.


Conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), estiagem é um "período prolongado de baixa ou nenhuma pluviosidade, em que a perda de umidade do solo é superior à sua reposição".


Já seca "é uma estiagem prolongada, durante o período de tempo suficiente para que a falta de precipitação provoque grave desequilíbrio hidrológico".


SECA


Dados do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostram que o país tem 1.095 cidades sofrendo com secas severas ou extremas. O que se vê como consequência é um número recorde de queimadas, baixa de rios e tempo seco, que impactam todo o ecossistema nacional.


No Acre, o governo estadual instalou um gabinete de crise para tratar da seca no estado. Nessa quarta-feira (24), dois novos municípios decretaram estado de emergência ambiental.


Com informações do SBT News.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.