Governo federal reconhece situação de emergência por estiagem em duas cidades baianas
Ribeira do Pombal, também no estado, está em situação de emergência por conta das chuvas intensas
O governo federal reconheceu situação de emergência em 21 municípios por causa de estiagem, em um devido à seca e em outros dois em decorrência de chuvas intensas. Todos são da região Nordeste, com dois na Bahia: Coronel São João Sá e Rio do Antônio. Ribeira do Pombal, também no interior estado, está em situação de emergência por conta das chuvas intensas que atingem a região.
A portaria com o reconhecimento, assinada por Wolnei Barreiros, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, entrou em vigor nesta quinta-feira (25/7), com a publicação no Diário Oficial da União.
O reconhecimento pelo governo da situação de emergência permite ao município solicitar auxílio federal nas ações de resposta e reconstrução diante do desastre.
Conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), estiagem é um "período prolongado de baixa ou nenhuma pluviosidade, em que a perda de umidade do solo é superior à sua reposição".
Já seca "é uma estiagem prolongada, durante o período de tempo suficiente para que a falta de precipitação provoque grave desequilíbrio hidrológico".
SECA
Dados do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostram que o país tem 1.095 cidades sofrendo com secas severas ou extremas. O que se vê como consequência é um número recorde de queimadas, baixa de rios e tempo seco, que impactam todo o ecossistema nacional.
No Acre, o governo estadual instalou um gabinete de crise para tratar da seca no estado. Nessa quarta-feira (24), dois novos municípios decretaram estado de emergência ambiental.
Com informações do SBT News.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).