'Gatos' na rede de água passaram de 4 mil no primeiro semestre em Feira de Santana
A estimativa é que o desvio seja de cerca de 180 mil metros cúbicos de água, volume suficiente para abastecer um município como São Gonçalo dos Campos por um mês
A Embasa flagrou mais de 4 mil fraudes na rede de distribuição de água no primeiro semestre de 2024 em Feira de Santana, na Bahia. Esse número, de acordo com a distribuidora, corresponde a mais de 20 fraudes por dia, entre violações na ligação, desvio de água antes do hidrômetro (by-pass) e ligações clandestinas, mais conhecidos como "gatos".
A estimativa é que o desvio seja de cerca de 180 mil metros cúbicos de água, volume suficiente para abastecer um município como São Gonçalo dos Campos por um mês.
“As ligações clandestinas em Feira tem sido um grande desafio para as nossas equipes. São mais de 50 visitas por dia para identificar, evidenciar e retirar as fraudes”, informa a gerente comercial da Embasa, Salen Brito.
Quando a fraude é comprovada, a Embasa retira a irregularidade, notifica e multa o cliente. “É uma conduta que prejudica não somente a Embasa, mas toda a coletividade. As violações podem causar redução de pressão, prejudicando o abastecimento de quem está com as contas em dia", finaliza o gerente.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).