Feira de Santana é mais uma cidade baiana que desobriga o uso de máscaras; governo deve se posicionar em abril
Além de Feira, as cidades de Mata de São João, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Eunápolis, São Gonçalo dos Campos, Santo Antônio de Jesus e Itanagra já flexibilizaram o uso de máscaras.
A prefeitura de Feira de Santana, anunciou nesta segunda-feira (28/3), a desobrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos. Com a decisão, Feira se junta a outras sete cidades baianas, incluindo Mata de São João e Porto Seguro, onde o uso de máscaras está liberado em espaços abertos.
De acordo com a decisão do prefeito Colbert Filho, a medida passa a valer a partir desta terça-feira (29/3) e só não foi estendida para todos os espaços, devido a baixa taxa de vacinação das terceiras doses. “Apenas 32% das pessoas tomaram a terceira dose, então a recomendação para aqueles que ainda não foram vacinados com a dose de reforço é procurar uma unidade de saúde para estar completamente imunizado”, afirmou o prefeito.
Apesar da medida de flexibilização, em alguns casos, o uso de máscaras continua sendo obrigatório, como o uso nos transportes públicos e em ambientes fechados, como salas de aula e locais de trabalho.
Segundo a infectologista Melissa Falcão, é recomendado que o uso da máscara, mesmo em locais abertos, deve ser mantido em algumas situações. “Aquelas pessoas que tenham sintomas respiratórios devem continuar usando a máscara", informou. Além disso, pessoas que tenham comorbidades ou que convivam com alguém que apresente sintomas gripais, também devem usar o equipamento.
Em Salvador, apesar de não haver nenhum anúncio oficial sobre o tema, o prefeito Bruno Reis já declarou que o uso “não faz mais sentido” e que já sinalizou ao Governo do Estado seu posicionamento.
Por sua vez, o governador Rui Costa, manteve uma postura cautelosa, porém otimista, e declarou que medidas seriam tomadas dependendo da queda de infecções por Covid-19. “Se essa queda continuar até final do mês, poderemos iniciar abril com uma série de medidas para flexibilizar as medidas de proteção”, afirmou durante uma coletiva no dia 11 de março.
LEIA MAIS: Mascára, pra quê te quero? O Aratu On Explica se já é hora de aposentar o acessório
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.