Fazendeiros são presos por roubo de energia através de “gatos de luz”, em Caraívas
A distribuidora estima que 360 mil quilowatt/hora foram desviados para atender as unidades, energia que seria suficiente para abastecer três mil residências por um mês
Uma operação de combate ao furto de energia no município de Caravelas, extremo sul da Bahia, flagrou duas fazendas com ligações clandestinas - os populares 'gatos'. A ação aconteceu na última quarta-feira (30/11) e resultou na prisão dos dois responsáveis pelas propriedades.
A operação foi realizada pela Polícia Civil em conjunto com a Neoenergia Coelba. A distribuidora estima que 360 mil quilowatt/hora foram desviados para atender as unidades, energia que seria suficiente para abastecer três mil residências por um mês.
Os técnicos da Coelba removeram das unidades, além de fios, quatro transformadores, 21 chaves fusíveis e cinco isoladores. Os equipamentos estavam instalados irregularmente para fornecer energia de maneira clandestina às fazendas. Profissionais da distribuidora desligaram as unidades e emitiram a cobrança da energia não medida.
CRIME E DENÚNCIAS
A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. A denúncia da prática ilegal pode ser feita de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!