Diocese de Juazeiro se pronuncia sobre padre suspeito de estuprar adolescente e diz que 'agirá com rigor'
Após a prisão preventiva do religioso, a entidade afirma que "determinou a abertura de processo investigatório", e que afastou o sacerdote de qualquer atividade religiosa
Por Bruna Castelo Branco.
Após um padre, identificado como Antônio Deziderio Frabetti Vieira, ser preso por estupro de vulnerável de um adolescente em Juazeiro na última terça-feira (20/2), a Diocese da cidade se pronunciou.
Em nota, a Diocese informa que o padre, que faz parte da Congregação do Santíssimo Redentor, com sede em Salvador, atuava há menos de um ano na Paróquia de Santo Antônio, em Juazeiro. Após a prisão preventiva do religioso, a entidade afirma que "determinou a abertura de processo investigatório junto à Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, para apuração da denúncia", e que afastou o sacerdote de qualquer atividade religiosa.
Além disso, a Diocese diz que prestará assistência social e psicológica à vítima e seus familiares, e que colaborará com as investigações da polícia. A entidade também acrescenta que repudia "qualquer ato de violência nas mais diversas esferas, sejam elas verbais, físicas, psíquicas, sexuais e outras", e conclui que agirá com rigor e "de forma implacável" contra qualquer pessoa que cometa alguma forma de violência.
O QUE DIZ A POLÍCIA
Em nota, a Polícia Civil afirma que a prisão do líder religioso aconteceu quando o suspeito foi ao Complexo Policial de Juazeiro para passar por um atendimento.
As investigações, ainda de acordo com a corporação, começaram no dia 4 de fevereiro, após um familiar da vítima denunciar a violência e registrar um boletim de ocorrência. Depois de colher depoimentos e realizar exames periciais, a polícia solicitou a prisão do suspeito ao Poder Judiciário, que foi decretada logo em seguida.
A vítima, ainda segundo a Polícia Civil, irá receber acompanhamento psicossocial. O padre foi submetido a exames periciais e encaminhado para uma unidade do sistema prisional, onde ficará preso à disposição da Justiça.
Leia a nota da Diocese de Juazeiro na íntegra:
A Diocese de Juazeiro comunica que na manhã desta terça-feira, 20/02/2024, foi surpreendida com a notícia da prisão preventiva do padre Antônio Deziderio Frabetti Vieira, CSsR, sacerdote que responde em disciplina e formação à Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas), com sede provincial situada na cidade de Salvador/BA, que atuava há menos de um ano como religioso na Paróquia de Santo Antônio, em Juazeiro/BA, investigado por suposto crime de abuso sexual.
De imediato, a Diocese de Juazeiro determinou a abertura de processo investigatório junto à Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, criada através de Decreto Episcopal em 15/12/2022, para apuração da denúncia, ao passo que afastou imediatamente o sacerdote de qualquer atividade religiosa desta circunscrição, bem como recomendou à Congregação Redentorista a adoção das mesmas medidas.
Em cumprimento ao que determina o Papa Francisco, na Carta Apostólica Sob Forma de "Motu Proprio” Sobre a Proteção dos Menores e das Pessoas Vulneráveis, de 26/03/2019, a Diocese de Juazeiro prestará toda assistência social e psicológica à vítima e seus familiares, garantindo a preservação da imagem do menor e fornecendo amparo de forma irrestrita, além de colaborar com as investigações.
A Diocese de Juazeiro deixa claro o seu total repúdio a todo e qualquer ato de violência nas mais diversas esferas, sejam elas verbais, físicas, psíquicas, sexuais e outras, garantindo a toda a sociedade e ao povo de Deus, que observará as garantias constitucionais do devido processo legal e da ampla defesa, entretanto, agirá com rigor e de forma implacável contra qualquer pessoa que cometa alguma forma de violência, buscando a punição de forma exemplar do seu agente, caso seja confirmado pelas instituições competentes.
A Diocese de Juazeiro reitera que preza pelo amor a Deus e ao próximo e não admite nenhum tipo de injustiça praticada contra aqueles a quem Deus nos confiou o cuidado, bem como reforça seu compromisso com o Evangelho e com os fiéis, cumprindo o bem e empenhando-se na busca da justiça e da verdade.
Pe. Josemar Mota da Silva Administrador Diocesano
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).