Augusto Castro (PSD) é reeleito prefeito de Itabuna com 58,95% dos votos
A chapa do atual prefeito é formada com o ex-secretário de Promoção Social, Júnior Brandão (PV), candidato a vice-prefeito
Augusto Castro (PSD) é reeleito prefeito de Itabuna, com 65.329 votos, cerca 58,95% dos válidos neste domingo (6/10). O atual prefeito da cidade, localizada no sul da Bahia, disputou chapa majoritária, formada com o ex-secretário de Promoção Social, Júnior Brandão (PV), como candidato a vice-prefeito.
Antes de se tornar prefeito, o gestor foi deputado estadual em dois mandatos. Itabuna teve cinco candidatos a prefeito e 378 candidatos para o cargo de vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Polêmica durante o processo eleitoral
Ao longo do processo, o candidato à prefeitura de Itabuna, Chico França (PL), protocolou um pedido na Justiça Eleitoral para barrar a divulgação de uma pesquisa eleitoral. Ele alegou que o levantamento era "falso".
"O Ministério Público Eleitoral precisa investigar quem está cometendo esse crime para que a Justiça puna o infrator exemplarmente", afirmou o candidato.
Chico França, que é do mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, lamentou o uso de informações enganosas na disputa eleitoral: "É lamentável que certos candidatos recorram ao expediente criminoso da 'fake news', divulgando um falso crescimento eleitoral para ludibriar o povo e induzi-lo ao erro".
Embora tenha criticado a ação de um adversário nas eleições, França não mencionou o responsável pela divulgação da pesquisa. "Vamos fazer a política limpa e respeitar o eleitor de Itabuna, minha gente! Quem joga fora das quatro linhas nas eleições revela que não merece ser prefeito desta cidade", concluiu ele.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).