Interior

Agosto Dourado: cidades baianas recebem palestras e workshops sobre aleitamento materno nesta semana

Grávidas participam de palestras, workshops e bate-papo para tirarem dúvidas e receberem dicas de amamentação

Por Lucas Pereira

Agosto Dourado: cidades baianas recebem palestras e workshops sobre aleitamento materno nesta semanaCréditos da foto: divulgação/FESFSUS
Entre esta semana semana e a próxima, 15 cidades do interior da Bahia receberã uma programação da campanha do Agosto Dourado, mês da valorização do aleitamento materno. Com organização da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), o evento terá ações criadas por enfermeiras obstetras de cada município. Serão palestras, workshops e bate-papos sobre a importância da amamentação para a saúde dos recém-nascidos.
PRÓXIMAS AÇÕES
22/8 (terça-feira)
Nesta terça-feira (22/8), acontece na cidade de Pé de Serra, localizada na região sisaleira da Bahia, a palestra de promoção do aleitamento materno, juntamente com um workshop de pintura das barrigas das futuras mães, ofertado pela enfermeira obstetra Celeste Carneiro. Nessa arte, os desenhos simulam o feto no útero, trazendo muita emoção para a família.
No mesmo dia, as mães que darão luz em Buritirana, município próximo à fronteira com o Piauí, serão recepcionadas por Reijana Santos. Uma equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, nutricionista e psicólogos, dentre outros profissionais, ajudarão na ação.
23/8 (quarta-feira)
As futuras mães de Dom Basílio, na Chapada Diamantina, recebem na quarta-feira (23/8) a segunda edição de conversas com outras gestantes, além da presença de uma nutricionista e outra enfermeira convidada.
Próximo à fronteira da Bahia com Minas Gerais, as mães de Cordeiros que são atendidas no PSF Alvorada. Com o tema "Importância do aleitamento materno desde a hora do nascimento e os benefícios da amamentação para a vida da mãe e da criança", a ação promovida pela enfermeira Manoela Ramos se repete no dia 29 agosto, no PSF Líduina.
28/8 (segunda-feira)
Já em Itaeté, na Chapada Diamantina, as palestras serão no próximo dia 28 de agosto, com a enfermeira Grazielle Crisóstomo, que irá reforçar a importância do leite materno nos primeiros dias de vida.
31/8 (quinta-feira)
No dia 31 de agosto é a vez das grávidas de Biritinga. Lá, o tema escolhido pela enfermeira obstetra Celia Maria Barbosa Pereira foi “amamentar é um ato de amor”.
AGOSTO DOURADO
O Agosto Dourado tem esse nome por dois motivos: o colostro, primeiro leite que sai do peito da mãe logo após o nascimento do filho, é amarelado - o que não quer dizer que ele esteja "estragado", e sim o contrário. Assim, o amarelo virou "dourado" no nome da campanha para demonstrar a qualidade do líquido, que concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é de que o aleitamento seja a única alimentação do recém-nascido até o sexto mês de vida - o pequeno deve exclusivamente mamar, não sendo necessário, por exemplo, beber água. O leite materno sozinho é capaz de hidratar bebê, além de conter vitaminas, nutrientes, anti-inflamatórios, enzimas digestivas e vários tipos de hormônios necessários para a criança se desenvolver. O aleitamento é recomendado até os dois anos ou de maior idade.
LEIA MAIS: Internado em São Paulo, Faustão entra na fila do SUS para transplante do coração
https://youtu.be/qm398BOO384
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.