Abordagem da PM na Bahia tem tapas na cara, termos homofóbicos e muita confusão; assista aos vídeos
De acordo com a nota da PM, “a 21ª CIPM ressalta que não coaduna com nenhuma prática violenta, atuando sempre em respeito aos direitos humanos e que os fatos serão apurados rigorosamente"
Uma abordagem da Polícia Militar no município de Nova Soure, a 241 km de Salvador, tem chamado a atenção pela violência. A situação ocorreu na madrugada da última segunda-feira (14/2) e foi gravada por testemunhas.
Um dos vídeos começa com um policial anotando a placa de um carro. Enquanto um homem tenta falar com o policial, outro PM se aproxima e dá um tapa no peito do rapaz. Após as testemunhas começarem a criticar a agressão, o servidor público começa a gritar com quem acompanhava tudo.
”Quer dizer que vocês podem fazer o 'brega' aqui que vocês querem?”. Em seguida, outro homem tenta se aproximar e também recebe um tapa no peito. Além disso, é chamado de 'otário. O rapaz segue questionando: “você me chamou de otário”, até que o militar retruca: "vá se ...". Após a nova confusão, o PM acaba chutando o morador.
Ação da PM em Nova Soure, Bahia, chama a atenção - Parte 1 pic.twitter.com/Ds9YvuEj1e
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) February 16, 2022
Em outro vídeo, o mesmo agente é flagrado dando tapas em outro homem. “Você é via**, é? Você me conhece de onde?”, questiona, utilizando um termo homofóbico. Em um terceiro vídeo, os PMs imobilizam um rapaz no chão. Em seguida, o policial que fez as agressões manda as pessoas ao redor se afastarem.
Ação da PM em Nova Soure, Bahia, chama a atenção - Parte 2 pic.twitter.com/SxnV1o2w32
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) February 16, 2022
A Polícia Militar se pronunciou por meio de nota. Segundo a corporação, a ação envolveu agentes da 21ª Companhia Independente (CIPM/Caldas de Cipó). De acordo com a PM, uma das equipes recebeu uma informação de um veículo que estava com o som alto, na Praça Nossa Senhora da Conceição.
Assim que a guarnição chegou, sustenta a nota, o condutor do veículo desligou o som rapidamente. Após os policiais anotarem a placa do carro, o motorista, em tom de ameaça, questionou o motivo do registro, já que o som já estava desligado. Ainda segundo a nota, pessoas que acompanhavam a situação passaram a xingar e intimidar a guarnição.
"Numa tentativa de prender um dos indivíduos, um grupo cercou e passou a ameaçar os PMs. O motorista fugiu do local e os policiais permaneceram no local até que a população se dispersasse", salientou a Polícia Militar da Bahia.
De acordo com a nota da PM, “a 21ª CIPM ressalta que não coaduna com nenhuma prática violenta, atuando sempre em respeito aos direitos humanos e que os fatos serão apurados rigorosamente".
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.